Construção de mundos: entre a teoria social empírica e a teoria social ungeriana.

Autores

  • Felipe Iraldo de Oliveira Biasoli Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672519660

Palavras-chave:

teoria social empírica, ciência política, Rober- to Mangabeira Unger, experimentalismo, teoria da escolha racional.

Resumo

Este artigo está organizado em duas partes. A primeira delas trata dos pressupostos da Teoria Social empírica e sua relação direta com a reflexão na Ciência Política. Realiza uma crítica aos marcadores internalistas, chamando a atenção para as consequências dessa maneira de reflexão na medida em que a política se autonomiza frente aos outros domínios do conhecimento humano. Analisa também as premissas empregadas pela escola da escolha racional e do neoinstitucionalismo. A segunda parte discute a Teoria Social proposta pelo teórico brasileiro Roberto Mangabeira Unger e seus pressupostos antinaturalistas. Sua teoria social distancia-se tanto da teoria social empírica quanto do marxismo. Traz uma interpretação autêntica da política, a qual possui potencial para mudar o paradigma da teoria e da prática, combatendo o hegelianismo de direita e promovendo o papel da imaginação humana na ação política sem render-se ao fatalismo do destino. Advoga-se que a teoria social ungeriana possui potencial para lutar contra a hostilidade do deserto, conforme metáfora utilizada por Hannah Arendt.


http://dx.doi.org/10.5902/2236672519660


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Iraldo de Oliveira Biasoli, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil;

e-mail: originalfb@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

Biasoli, F. I. de O. (2015). Construção de mundos: entre a teoria social empírica e a teoria social ungeriana. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 5(1), 160–185. https://doi.org/10.5902/2236672519660

Edição

Seção

Artigos