ITINERÁRIO TERAPÊUTICO: TENDÊNCIA EM TESES E DISSERTAÇÕES DA ENFERMAGEM

Autores

  • Dalva Cezar da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Denise Schimith Universidade Federal de Santa Maria
  • Salete de Jesus Souza Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Sodré Simon Universidade Federal de Santa Maria
  • Marianne Lopes Robaina Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658349097

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658349097

Objetivou-se identificar a tendência acerca do itinerário terapêutico em teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação em Enfermagem do Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa, realizada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior. Na coleta de dados utilizou-se o termo itinerário terapêutico, como assunto, com a opção todas as palavras e sem recorte temporal. Encontrou-se 84 estudos, dos quais formam selecionados 17 resumos. A partir da análise identificaram-se os temas: Itinerário terapêutico de famílias e de pessoas com condições crônicas de saúde; Aspectos relacionados ao surgimento e manejo da doença; Relação profissional-usuário e utilização dos serviços de saúde; e Itinerário terapêutico e Enfermagem. O conhecimento sobre o itinerário terapêutico possibilita uma prática de enfermagem mais próxima à realidade dos usuários dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2007) e Especialização em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009-2010). Atualmente, é Enfermeira do Departamento de Enfermagem, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e do Grupo de Pesquisa "Cuidado, Saúde e Enfermagem" da UFSM.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1977), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM e Editora da Revista de Enfermagem da UFSM - REUFSM.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda Dinter Novas Fronteiras UNIFESP/UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, saúde mental, acolhimento, vínculo, humanização e organização dos serviços de saúde.

Salete de Jesus Souza Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia - Licenciatura Plena, pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM/(1987), Especialização em Pedagogia da Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM/(1989) e Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2003). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM e Enfermeira do Serviço de Internação Domiciliar do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Bruna Sodré Simon, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM- Bolsista CAPES-DS (atual), Bolsista REUNI (jul 2012/ fev 2013). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem - UFSM com linha de pesquisa em Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção. Bolsista durante a graduação FIEX/2009 e FIPE/2010-2011. Possui certificação como Socorrista. Atua na área de Enfermagem, com ênfase nas temáticas: família, redes sociais, cultura, estomias e condições crônicas.

Marianne Lopes Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem da UFSM.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Como Citar

Silva, D. C. da, Budó, M. de L. D., Schimith, M. D., Rizzatti, S. de J. S., Simon, B. S., & Robaina, M. L. (2014). ITINERÁRIO TERAPÊUTICO: TENDÊNCIA EM TESES E DISSERTAÇÕES DA ENFERMAGEM. Saúde (Santa Maria), 40(1), 23–32. https://doi.org/10.5902/223658349097

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)