A INTERAÇÃO ENTRE A CRIANÇA NORMAL E DEFICIENTE: UMA DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO INTERATIVO

Autores

  • Cardine Martins dos Reis
  • Ana Lucia Cervi Prado

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658346361

Resumo

O objetivo deste estudo foi de observar e descrever a capacidade de relacionamento de uma criançado sexo feminino de dez anos de idade cronológica e sete anos de idade cognitiva, com necessida-de especial, por deficiência física e mental, que foi afastada do ensino regular, com outras duascrianças normais, também do sexo feminino, de sete e dez anos de idade.  Comparou-se o desem-penho motor e o comportamento interativo delas em oito sessões de cinqüenta minutos, nas quaisos primeiros trinta minutos eram de atividades livres, onde as crianças brincavam com o materialdisponível e no restante do tempo desempenhavam testes motores nas atividades controladas.Constatou-se, apesar da deficiência física e mental apresentada, que a criança com deficiênciamanteve um relacionamento dentro dos padrões de normalidade com as crianças normais e quantoaos testes motores, as dificuldades foram menores do que o esperado, limitando-se à condiçãofísico-motora da criança.

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Publicado

2004-10-01

Como Citar

dos Reis, C. M., & Prado, A. L. C. (2004). A INTERAÇÃO ENTRE A CRIANÇA NORMAL E DEFICIENTE: UMA DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO INTERATIVO. Saúde (Santa Maria), 30(1-2), 41–49. https://doi.org/10.5902/223658346361