CONDICIONAMENTO GENGIVAL VISANDO O PERFIL DE EMERGÊNCIA EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Autores

  • Gustavo Adolfo Terra Quesada UFSM
  • Melissa Rizzardi Cirurgiã Dentista especialista em Implantodontia pela Universidade de Maringá – unidade de Santa Maria – RS (UNINGA-SM)
  • Letícia Jung Franciscatto
  • Fabíola Rossato Arrais

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658345435

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658345435

A procura por um resultado que alie função e estética satisfatória vem se tornando uma exigência cada vez maior quando se trata de uma reabilitação de próteses implanto-suportadas. Muitos pontos críticos desse processo vem sendo solucionados através do conhecimento para um correto posicionamento dos implantes. Uma adequada manipulação dos tecidos moles, além de um apurado trabalho protético tornam-se essenciais em áreas estéticas. O objetivo deste trabalho é contrastar, através de uma revisão de literatura, algumas técnicas de condicionamento gengival visando a um perfil de emergência. Concluiu-se que um plano de tratamento bem realizado, um eficaz controle de placa, além de uma preparação meticulosa da área receptora, doadora, enxerto e sutura, constituem pré-requisitos fundamentais para o sucesso da terapia. Logo, existem diferentes etapas onde se pode intervir nos tecidos periimplantares: antes da colocação dos implantes, simultaneamente à colocação dos mesmos, durante a fase de osseointegração e na reabertura dos implantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Adolfo Terra Quesada, UFSM

Professor Associado da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS. Brasil.

 

Letícia Jung Franciscatto

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fabíola Rossato Arrais

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Quesada, G. A. T., Rizzardi, M., Franciscatto, L. J., & Arrais, F. R. (2014). CONDICIONAMENTO GENGIVAL VISANDO O PERFIL DE EMERGÊNCIA EM PRÓTESE SOBRE IMPLANTE. Saúde (Santa Maria), 9–18. https://doi.org/10.5902/223658345435

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)