ABORDAGEM EDUCATIVA EM GRUPO DE HIPERTENSOS: UMA PROPOSTA EM SAÚDE COLETIVA

Denise Maria Quatrin Lopes, Adriana Rufino Rufino Moreira, Carmem Lúcia Colomé Beck, Juliana Silveira Colomé, Rosa Ladi Lisboa, Rosângela Marion da Silva, Luciane Silva Ramos

Resumo


Trata-se de um relato de experiência vivenciado junto a um grupo de usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica de uma Unidade Básica de Saúde. O objetivo do trabalho foi promover a educação em saúde, a partir da inter-relação entre o saber do usuário e o saber do enfermeiro sobre a doença. Estimulou-se, neste processo, que os participantes se tornassem sujeitos do autocuidado, a partir do conhecimento construído no coletivo. Neste contexto, o enfermeiro atuou como agente facilitador da educação em saúde, tendo os usuários como co-produtores do processo educativo. Palavras-chave: Enfermagem, educação em saúde, saúde coletiva, grupos


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Acessos desde 08/08/2013.

 

Versão online eISSN 2236-5834

Versão impressa ISSN 0103-4499

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil.