<b> DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE ASSOCIADA À PNEUMONIA ASPIRATIVA: RELATO DE CASO E ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA</b>

Autores

  • Eduardo Matias dos Santos Steidl UNIFRA
  • Vívian da Pieve Antunes UNIFRA
  • Cláudia Regina Beuter UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658342773

Resumo

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença que gera alta incapacidade, devido sua rápida progressão e complicações associadas, principalmente as respiratórias. O artigo relata o caso de um adolescente de 19 anos portador de DMD, internado na UTI Pediátrica do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), com diagnóstico de pneumonia aspirativa e insuficiência respiratória aguda, bem como a abordagem fisioterapêutica. A atuação da fisioterapia altera as perspectivas de qualidade e expectativa de vida, assim conhecer a doença favorece a elaboração de objetivos e intervenção de forma mais objetiva e eficiente. Nosso objetivo com este trabalho foi fornecer conhecimentos através de uma breve revisão bibliográfica sobre a doença e como a fisioterapia poderá conduzi-la no agravamento do quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Matias dos Santos Steidl, UNIFRA

Acadêmico do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria-RS.

Vívian da Pieve Antunes, UNIFRA

Fisioterapeuta (UFSM), especialista em Fisioterapia Neurofuncional (IPA), docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria-RS.

Cláudia Regina Beuter, UNIFRA

Fisioterapeuta (UFSM), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM), docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria-RS.

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Steidl, E. M. dos S., Antunes, V. da P., & Beuter, C. R. (2011). <b> DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE ASSOCIADA À PNEUMONIA ASPIRATIVA: RELATO DE CASO E ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA</b>. Saúde (Santa Maria), 37(1), 17–22. https://doi.org/10.5902/223658342773

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)