Influência do processo de mistura de pós na preparação magistral de cápsulas de ibuprofeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658342271

Palavras-chave:

Cápsulas; Ibuprofeno; Mistura.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência do processo de mistura de pós na preparação magistral de cápsulas contendo ibuprofeno. Para a mistura dos pós foram utilizados o misturador e triturador automático e mistura manual em saco plástico. Depois de estabelecidos os tempos ótimo de mistura, cápsulas de ibuprofeno foram preparadas (3 lotes de 40 cápsulas), nas doses de 100 e 200 mg. O controle de qualidade das cápsulas foi realizado através da determinação do peso médio, doseamento e uniformidade de doses unitárias. Através dos resultados, diferenças entre os dois processos de mistura foram observadas, especialmente para a mistura de pós contendo ibuprofeno na dose de 100 mg. Os lotes obtidos pela mistura manual, neste caso, não cumpriram com as especificações em relação à uniformidade de doses. Para as cápsulas contendo ibuprofeno na dose de 200 mg os resultados foram satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do curso de de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Fernanda Cramer Flores, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria com habilitação em Homeopatia (2009), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), com período sanduíche na University of Bath (Inglaterra, 2015) atuando em linhas de pesquisa com sistemas nanoparticulados. Atualmente é professora do curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada - URI Campus Frederico Westphalen.

Ruy Carlos Ruver Beck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Ruy Carlos Ruver Beck é Farmacêutico Industrial pela Universidade Federal De Santa Maria (1997), Mestre em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou pós-doutorado na School of Pharmacy da University College of London (2016). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul e Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. É revisor ad-hoc de diferentes periódicos científicos e agências de fomento nacionais e internacionais. Foi Vice-Diretor da Faculdade de Farmácia da UFRGS de 2011 a 2015. 

Andréa Inês Horn Adams, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS,

Cristiane de Bona da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Curso de graduação em Farmácia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1995. Concluiu o mestrado em Ciências Farmacêuticas, em 2001, e doutorado em Ciências Farmacêuticas em 2005, pela UFRGS, na área de Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Nanotecnologia. Atualmente é professora associada do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contendo fármacos e substâncias de interesse farmacêutico; desenvolvimento de formulações nanotecnológicas para a administração tópica de fármacos; controle de qualidade de formulações semissólidas (medicamentos e cosméticos); produtos naturais e estabilidade de medicamentos e cosméticos. É revisor ad-hoc de periódicos científicos e membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF). Atualmente, é coordenadora do Curso de Farmácia da UFSM. 

Referências

Block LH. Medicação tópica. In: Gennaro, AR (ed.) Remington: the science and pratice of pharmacy, (A.R. Gennaro, ed.). Philadelphia: Lippincott Willians & Wilkins, 2004. P. 862­84.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC n° 67, de 08 de outubro de 2007. Dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em

farmácias. Diário Oficial da União, Brasília, 09 out. 2007. Seção 1.

Allen Jr. LV, Popovich NG, Ansel HC. Formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 5ª ed. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2007.

Jackson K, Young D, Pant S Drug­excipient interaction and their affect on absorption. Research Focus, 2000; 3: 336­45.

Aulton ME. Delineamento de formas farmacêuticas. Porto Alegre. Editora ArtMed, 2005.

Drug Evaluation. Ibuprofen. Englewood, Micromedex, Formato eletrônico. (International Healthcare Series for Windows, v. 115); 2003.

Farmacopéia Brasileira. São Paulo. Editora Atheneu; 2001.

Ferreira AO. Guia prático de farmácia magistral. São Paulo: Editora Pharmabooks, 2008.

Farmacopéia Brasileira. São Paulo. Editora Atheneu; 1988.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC n° 899, de 29 de maio de 2003. Determina a publicação do “Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos". Diário Oficial da União, Brasília, 02 jun. 2003. Seção 1.

USP 32. The United States Pharmacopeia. 32 ed. Rockville: United States Pharmacopeial Convention; 2009.

BP 2007. British Parmacopoeia. London: The Stationary Office; 2007.

Farmacopéia Brasileira. São Paulo. Editora Atheneu; 1996.

Pinheiro GM, Benavide VG, Volpato NM, Cabral LM, Santos EP. Indicadores para controle do processo de manipulação de cápsulas em farmácias. Rev. Bras. Farm, 2008; 89(1): 28­31.

Downloads

Publicado

2011-05-20

Como Citar

Rosa, M., Flores, F. C., Beck, R. C. R., Adams, A. I. H., & Silva, C. de B. da. (2011). Influência do processo de mistura de pós na preparação magistral de cápsulas de ibuprofeno. Saúde (Santa Maria), 36(2), 7–17. https://doi.org/10.5902/223658342271

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)