CAMPANHA DE DETECÇÃO E PREVENÇÃO DO GLAUCOMA EM SANTA MARIA: RESULTADOS DE 2009 E 2010

Autores

  • Alvaro Garcia Rossi UFSM
  • Rafael Vielmo Correa UFSM
  • Bruno Botton UFSM
  • Eloísa Unfer Schmitt UFSM
  • Anwar Abdel Hwas

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658342257

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658342257

Glaucoma é definido como uma neuropatia óptica progressiva e é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Uma campanha de detecção dos fatores de risco para glaucoma foi realizada nos anos de 2009 e 2010, na cidade de Santa Maria. O exame de triagem consistiu de questionário padronizado e medida da pressão intra-ocular. Foram avaliadas 354 pessoas durante a campanha, sendo 39,5% dos pacientes do sexo masculino e 60,5% do sexo feminino. A idade variou entre 11 e 88 anos, e 81,35% dos pacientes eram brancos. Foram encaminhados 56 pacientes (15,81%) para avaliação oftalmológica complementar devido a níveis de pressão intra-ocular elevados (PIO ≥ 19 mmHg). Foi encontrada alta prevalência de fatores de risco para glaucoma na população estudada. A maioria dos portadores de pressão intra-ocular elevada não tinha diagnóstico prévio de glaucoma. A prevalência de HAS e DM foi maior nos indivíduos com aumento da PIO.

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Biografia do Autor

Anwar Abdel Hwas

Acadêmico de Medicina

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Publicado

2012-08-27

Como Citar

Rossi, A. G., Correa, R. V., Botton, B., Schmitt, E. U., & Hwas, A. A. (2012). CAMPANHA DE DETECÇÃO E PREVENÇÃO DO GLAUCOMA EM SANTA MARIA: RESULTADOS DE 2009 E 2010. Saúde (Santa Maria), 38(1), 93–100. https://doi.org/10.5902/223658342257