DISFUNÇÕES POSTURAIS NO USO DOS LAPTOPS RELACIONADO À SINTOMATOLOGIA DOLOROSA SOBRE A COLUNA VERTEBRAL

Autores

  • Juscelino Francisco Vilela Junio Grupo de Orientação, Estudos e Pesquisa em Saúde (GOPES-ASCES) Grupo de Pesquisa em Saúde Pública (GPESP-ASCES) Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Faculdade ASCES)
  • Anna Luísa Araújo Brito Associação caruaruense de ensino superior-asces
  • Juceluce da Silva Vilela Licenciatura em Ciências Biológicas Autarquia educacional de ensino FABEJA
  • Luiz Henrique Ferreira de Aguiar Associação caruaruense de ensino superior-ASCES
  • Emerson Nunes da Silva Associação caruaruense de ensino superior -ASCES
  • Eurico Solian Torres Liberalino Associação caruaruense de superior-asces

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583417425

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a utilização de uso dos laptops e sua relação com sintomatologia dolorosa sobre a coluna vertebral. Foi realizado uma entrevista com 246 acadêmicos de uma instituição de ensino superior do estado de Pernambuco. A maior parte dos entrevistados relatou desconforto musculoesquelético na coluna lombar (42,6%) e coluna cervical (36,1%), onde o maior tempo de utilização dos computadores portáteis nos acadêmicos está entre 1 a 2 horas (39,6%). Dentre o posicionamento adotado para utilização dos notebooks, o mais comum é o sentado com o notebook sobre a mesa (40,2%) e em segundo lugar, a posição de decúbito dorsal (19,9%). E quanto à realização de alongamentos e/ou pausas durante a utilização do notebook, os resultados mostram que 8,1% são adeptos destas práticas, 65,8% não realizam e 26,4%, esporadicamente. Os resultados sugerem uma provável associação entre dores na coluna e a postura de utilização dos computadores portáteis, logo se torna importante criar uma ergonomia para esse tipo de aparelho, assim como também é crucial uma co-responsabilidade em adotar hábitos posturais biomecanicamente corretos.

Descritores: Ergonomia; Postura; Dor

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juscelino Francisco Vilela Junio, Grupo de Orientação, Estudos e Pesquisa em Saúde (GOPES-ASCES) Grupo de Pesquisa em Saúde Pública (GPESP-ASCES) Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Faculdade ASCES)

Grupo de Estudos em Exercício de Força (GEEF-ASCES)

Grupo de Orientação, Estudos e Pesquisa em Saúde (GOPES-ASCES)

Grupo de Pesquisa em Saúde Pública (GPESP-ASCES)

Curso de Bacharelado em Fisioterapia

Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Faculdade ASCES

Anna Luísa Araújo Brito, Associação caruaruense de ensino superior-asces

Grupo de Pesquisa em Saúde Pública (GPESP-ASCES)

Curso de Bacharelado em Fisioterapia

Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Faculdade ASCES

Juceluce da Silva Vilela, Licenciatura em Ciências Biológicas Autarquia educacional de ensino FABEJA

Licenciatura em Ciências Biológicas Autarquia educacional de ensino FABEJA

 

Luiz Henrique Ferreira de Aguiar, Associação caruaruense de ensino superior-ASCES

Grupo de Pesquisa em Saúde Pública (GPESP-ASCES)

Curso de Bacharelado em Educação Física

Emerson Nunes da Silva, Associação caruaruense de ensino superior -ASCES

Acadêmico do curso de  Educação Física

Eurico Solian Torres Liberalino, Associação caruaruense de superior-asces

Possui Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), é Pós-graduado em Ergonomia pela UFPE/ABERGO. Pós-graduado em UTI pelas Faculdade Maurício de Nassau, Especialista em Ciências da Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), Pós-Graduando em Osteopatia, Mestrando em Educação de Graduação na Área de Saúde, Formação no Método Pilates Clássico Científico. Hoje atua na docência de ensino superior na área de Fisioterapia em Traumato-ortopedia, Desportiva, Reumatologia, Biofísica, Disfunções Têmporo-Mandibular, Saúde Ocupacional e Ergonomia. Sócio proprietário de consultório de Fisioterapia Manipulativa e Acupuntura; Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Saúde do trabalhador, Ergonomia, Técnicas de Terapias Manuais, Ortopedia, Reumatologia e método Pilates

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Junio, J. F. V., Brito, A. L. A., Vilela, J. da S., Aguiar, L. H. F. de, Silva, E. N. da, & Liberalino, E. S. T. (2015). DISFUNÇÕES POSTURAIS NO USO DOS LAPTOPS RELACIONADO À SINTOMATOLOGIA DOLOROSA SOBRE A COLUNA VERTEBRAL. Saúde (Santa Maria), 41(2), 261–270. https://doi.org/10.5902/2236583417425