PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS SOBRE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO CENTRO OBSTÉTRICO

Autores

  • Ana Caroline Boff Hedlund UFSM
  • Caroline Bolzan Ilha UFSM
  • Izabel Cristina Hoffmann HUSM
  • Juliana Biermann Krusche UFSM
  • Lizandra Flores Pimenta HUSM
  • Melissa Medeiros Braz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415059

Resumo

Este estudo analisa a percepção dos profissionais de saúde sobre o acolhimento com classificação de risco no centro obstétrico de um Hospital de ensino no sul do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no mês de janeiro de 2014 e analisados pela técnica de análise do conteúdo. Os sujeitos envolvidos compreenderam 15 profissionais. Quanto aos resultados observou-se que: não há uma compreensão sobre o significado do termo acolhimento; os profissionais não consideram a estrutura física adequada para o acolhimento; a comunicação entre profissional e parturiente é ineficaz; a contrarreferência ocorre de maneira informal; há um fortalecimento do modelo hospitalocêntrico e os pacientes não se mostram corresponsáveis no processo. Contudo, salienta-se a importância do fortalecimento da escuta; sugere-se a utilização de um protocolo específico para acolhimento, que contemple a inserção de equipe multiprofissional e a implementação do dispositivo de acolhimento com classificação de risco.

 

Descritores: Acolhimento; Assistência; Obstetrícia; Profissionais da Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Boff Hedlund, UFSM

Possui Graduação em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicóloga pela UNIJUí(2011) e Residência Multiprofissional Integrada/ Especialização em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde- UFSM. Atualmente é Mestranda no Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (UFSM).

Caroline Bolzan Ilha, UFSM

Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde- UFSM. Enfermeira no Hospital Universitário de Santa Maria-RS-Brasil.

Izabel Cristina Hoffmann, HUSM

Enfermeira, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria.

Juliana Biermann Krusche, UFSM

Fisioterapeuta, Especilista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - UFSM

Filiação Institucional: Residente do programa de Residência Multiprofissional em Gestão e atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde - Área de concentração: Crônico-Degenerativo.

Lizandra Flores Pimenta, HUSM

Enfermeira, Doutoranda em epidemiologia em saúde pública da ENSP-FIOCRUZ. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria-RS-Brasil.

Melissa Medeiros Braz, UFSM

Fisioterapeuta, Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas/ Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UFSM, Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM, Linha Mãe-Bebê.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Hedlund, A. C. B., Ilha, C. B., Hoffmann, I. C., Krusche, J. B., Pimenta, L. F., & Braz, M. M. (2015). PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS SOBRE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO CENTRO OBSTÉTRICO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 149–160. https://doi.org/10.5902/2236583415059

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>