ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

  • Antonio Nildo Bento da Silva Faculdade Grande Fortaleza
  • Eugênio Santana Franco Centro Universitário Unichristus
  • Edilson Martins Rodrigues Neto Universidade Federal do Ceará- Faculdade de Medicina- Dep. Fisiologia e Farmacologia/ Prefeitura Municipal de Fortaleza-Célula de Assistência Farmacêutica
  • Márcia Oliveira Coelho Universidade Estadual do Ceará/ Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Jani Cleria Pereira Bezerra Uniamericas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583414933

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583414933

 

A educação em saúde (ES) representa um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, contribuindo para a promoção da saúde. O estudo tem como objetivo, apresentar a elaboração de uma ferramenta de Educação em Saúde direcionada ao combate da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assim reforçar a importância de Educação em Saúde no controle das doenças crônicas. Trata-se de uma proposta para construção um material educativo (Círculo da Hipertensão) com orientações aos cuidados com a HAS. Acredita-se ter se criado uma maneira de tornar a ES mais interativa e presente para população mais desinformada ou com dificuldade de aderir à mudança de estilo de vida na prevenção e/ou complicação da HAS. Considera-se que o instrumente cumpre sua finalidade sendo uma ferramenta de fácil construção, de baixo custo e pedagógica, podendo ser relevante no acompanhamento de pacientes hipertensos.

Descritores: Educação em Saúde; Hipertensão; Educação de Paciente como Assunto.

 

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Biografia do Autor

Antonio Nildo Bento da Silva, Faculdade Grande Fortaleza

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Atualmente é professor de inglês e informática da Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica APEC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem

Eugênio Santana Franco, Centro Universitário Unichristus

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1984), Especialista em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Ceará (1985), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Mestre em Enfermagem Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (2001), e Doutor em Enfermagem Clínico - Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (2005).Pós-doutorado pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro - Portugal ( 2005/2006 e 2008/2009). Pesquisa e desenvolve tecnologias para a saúde atuando principalmente nos seguintes temas: ensino universitário , câncer do colo uterino, cervicografia digital, enfermagem obstétrica , sexualidade e cuidados primários de saúde, gerenciamento em programas de saúde. Desenvolveu os critérios de positividade para a cervicografia digital e a técnica do fotomapeamento genital ampliado. Iniciou a pesquisa com desenvolvimento de imagens científicas no formato digital em 1998 (cervicografia digital) e tem experiência na área de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, PatologiaTropical, Prevenção do Câncer Ginecológico, sexualidade humana e enfermagem obstétrica.

Edilson Martins Rodrigues Neto, Universidade Federal do Ceará- Faculdade de Medicina- Dep. Fisiologia e Farmacologia/ Prefeitura Municipal de Fortaleza-Célula de Assistência Farmacêutica

Farmacêutico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto Ateneu, Especializando em Toxicologia Geral pela Universidade Cândido Mendes, Mestrando em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará, Farmacêutico Clínico, atuando, também, como preceptor do Estágio em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica dos alunos da UFC; Colaborador do Serviço de Imunizações da Unidade Atenção Primaria à Saúde Roberto da Silva Bruno e Membro do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica e Centro de Estudos em Toxicologia no Departamento de Farmácia da UFC.

Márcia Oliveira Coelho, Universidade Estadual do Ceará/ Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1996), graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1996), especialista em saúde pública, especialista em saúde coletiva, especialista em terapias naturais e especialista em gestão. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é enfermeira da ESF da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saúde da família, humanização, enfermagem, atenção primária, terapias naturais e gestão em saúde.

Jani Cleria Pereira Bezerra, Uniamericas

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002), Doutora Ph. D. em Medicina do Esporte pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Assunción (2011). Pesquisadora do LABIMH / UNIRIO. Professora do IDEIA em Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Pública. Coordenadora do Curso lato senso em Educação Física Hospitalar - COBRASE. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aptidão Relacionada à Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: physiology, health, physical activity, elderly, autonomy, oncology, quality of life.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, A. N. B. da, Franco, E. S., Rodrigues Neto, E. M., Coelho, M. O., & Bezerra, J. C. P. (2015). ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL. Saúde (Santa Maria), 41(1), 175–184. https://doi.org/10.5902/2236583414933

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