EFETIVIDADE DO TOQUE TERAPÊUTICO NO ALÍVIO DE SINTOMATOLOGIA DO PACIENTE

Autores

  • Talita Cavalcante de Araújo Mello Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosineide Santana de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583414472

Resumo

O presente estudo objetivou verificar na literatura científica a eficácia da aplicação do Toque Terapêutico no alívio de sintomatologia relatada pelo paciente. Trata-se de uma revisão narrativa, desenvolvida entre janeiro e agosto de 2013. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados SciELO, BDENF, LILACS e MEDLINE, por meio dos seguintes descritores: Toque Terapêutico, Terapias Alternativas e Enfermagem. A amostra constituiu-se de 17 artigos, publicados entre 2006 e 2012, disponíveis integralmente nos idiomas português e inglês nas bases de dados consultadas. Constatou-se maior número de estudos experimentais e ensaios clínicos randomizados, indexados em periódicos de enfermagem especializados. Os resultados evidenciaram eficácia dessa modalidade terapêutica na redução de sintomatologia como a dor crônica e pós-operatória, ansiedade, fadiga, distúrbios do sono e estresse. Conclui-se que o Toque Terapêutico é um tratamento válido no alívio de sintomas psicofisiológicos e uma estratégia de cuidado integral aos pacientes com queixa referida.

 

Descritores: Toque Terapêutico; Terapias Alternativas; Sintomas; Enfermagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Cavalcante de Araújo Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Pós-graduanda em Saúde Coletiva com enfoque na Estratégia Saúde da Família pelo Centro Universitário Facex.

Área de Enfermagem e Saúde Coletiva.

Rosineide Santana de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem. Líder do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem em Diferentes Fases da Vida. Tem experiência na área Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, enfermagem obstétrica, homem no processo da saúde reprodutiva, gravidez e pai.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Mello, T. C. de A., & Brito, R. S. de. (2015). EFETIVIDADE DO TOQUE TERAPÊUTICO NO ALÍVIO DE SINTOMATOLOGIA DO PACIENTE. Saúde (Santa Maria), 41(2), 45–52. https://doi.org/10.5902/2236583414472