AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DAS COSTAS NO CICLISMO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Frederico Dagnese Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisandro de Assis Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Álvaro Sosa Machado Universidade Federal do Pampa
  • Emmanuel Souza da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Bolli Mota Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Pivetta Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583414192

Resumo

Neste estudo quantificamos a atividade elétrica neuromuscular de músculos das costas de um ciclista treinado sem história de dor lombar. A sua bicicleta foi anexada a um simulador de ciclismo. Ele pedalou em intensidade entre 70% e 80% de seu pico de potência, até exaustão. Dados eletromiográficos foram analisados considerando o valor médio dos quadrados para representar a magnitude da ativação muscular. Houve um aumento da ativação muscular para todos os músculos. Trapézio descendente (2,4%) e iliocostal (31,77%) do lado não-preferido tiveram aumento da atividade muscular, já o longuíssimo do tórax (11,33%) teve aumento no lado preferido. O aumento da ativação muscular sem ocorrência de dor lombar sugere um efeito de fadiga. O protocolo foi útil para induzir fadiga de músculos lombares e pode ser útil para investigar desequilíbrios musculares frequentemente associados à dor lombar e fraqueza de quadril.

 

Descritores: Dor Lombar; Ciclismo; Fadiga; Exercício; Coluna; Ativação Muscular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Dagnese, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela UFSM e graduando do curso de Fisioterapia pela UNIFRA. Desenvolveu seu mestrado em Biomecânica junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biomecânica (cefd-ufsm) e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ciclismo (gepec).

Elisandro de Assis Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM) e Especialização em Quiropraxia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS). Atualmente é graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e aluno especial em Fisioterapia pela UFSM. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciclismo (GEPEC)

Álvaro Sosa Machado, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana.

Emmanuel Souza da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (2013). Atualmente é aluno do mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP), onde realiza junto ao grupo projetos na área de Neuromecânica.

Carlos Bolli Mota, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

Felipe Pivetta Carpes, Universidade Federal do Pampa

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde coordena a comissão de pesquisa no Campus Uruguaiana. É docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UNIPAMPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM. Atualmente é o Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e é membro do Conselho Executivo da International Society of Biomechanics (ISB).

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Dagnese, F., Martins, E. de A., Machado, Álvaro S., Rocha, E. S. da, Mota, C. B., & Carpes, F. P. (2015). AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DAS COSTAS NO CICLISMO: UM ESTUDO DE CASO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 107–114. https://doi.org/10.5902/2236583414192

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)