A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA LUDOMOTOR E DA ESTIMULAÇÃO CORTICAL NO DESENVOLVIMENTO CINESTÉSICO DE CRIANÇAS

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.
  • Fabrício Bruno Cardoso Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583413373

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583413373

O estudo teve por objetivo avaliar o valor de um programa ludomotor combinado com a estimulação cortical voltado para o desenvolvimento cinestésico corporal de crianças. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de campo experimental. O grupo participante foi composto por 150 crianças que foram divididas em três grupos. Como instrumento avaliativo utilizou-se Protocolo de avaliação de Bruininks–Oseretsky. Foi empregada uma análise de comparações múltiplas que demonstrou significância num sentido de comparação Pré X Pós teste. Conclui-se que a utilização combinada da estimulação cortical com um programa ludomotor favoreceu o desenvolvimento cinestésico corporal de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física CEULJI/ULBRA, Especialista em Educação Especial UCDB/MS, Mestrando em Envelhecimento Humano UPF/RS, Personal Trainer para populações especiais, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física. CREF: 001854-G/RO.

Fabrício Bruno Cardoso, Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ).

Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ), Programa de Doutorado em Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Ciências da Atividade Física.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Lima, A. P. de, & Cardoso, F. B. (2014). A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA LUDOMOTOR E DA ESTIMULAÇÃO CORTICAL NO DESENVOLVIMENTO CINESTÉSICO DE CRIANÇAS. Saúde (Santa Maria), 147–154. https://doi.org/10.5902/2236583413373

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)