CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ NA PERSPECTIVA DE MÃES DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Gabriela de Paula Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Angélica Bronzatto de Paiva e Silva Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583412881

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583412881

 

O objetivo do estudo foi conhecer a concepção de surdez de mães ouvintes de crianças surdas, identificar as informações que receberam a respeito das diferentes abordagens educacionais de surdos e a forma de comunicação que estão privilegiando na interação com seus filhos. Com base em uma abordagem qualitativa, foram entrevistadas sete mães de crianças com surdez, de grau severo a profundo, acompanhadas por uma equipe interdisciplinar de uma instituição bilíngue. Na análise de dados observou-se que nenhuma participante recebeu informações sobre surdez e as possibilidades de (re)habilitação após o diagnóstico. A maioria não escolheu a instituição frequentada e, inicialmente, não apresentava uma concepção de surdez, com exceção de uma mãe, com uma concepção sócio-antropológica de surdez; e a forma de comunicação entre as mães e as crianças se diferenciava de acordo com o grau de surdez. Concluiu-se que a maioria das participantes não reconhece a ideologia da identidade surda.

Descritores: Surdez; Pais; Crianças Surdas; Educação de Surdos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Paula Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas. Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia no período neonatal e disfagia infantil. Experiência profissional no atendimento de crianças, adultos e idosos em clínica, instituição beneficiente (APAE) e Unidades Básicas de Saúde.

Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas(2006). Atualmente é Docente em educação especial e reabilitação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas:Surdez, Representação social da surdez, Criança Surda, Família de surdos, Língua de Sinais.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação FCM - UNICAMP

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências Médicas, área Neurologia. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, coordenadora dos cursos de Aprimoramento/ Fundap, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Teixeira, G. de P., Silva, A. B. de P. e, & Lima, M. C. M. P. (2015). CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ NA PERSPECTIVA DE MÃES DE CRIANÇAS SURDAS. Saúde (Santa Maria), 41(1), 93–104. https://doi.org/10.5902/2236583412881