CARACTERIZAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS ENTRE TRABALHADORES RURAIS

Autores

  • Mayra Valéria Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cristiane Fonseca Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cristiane Aparecida Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583411934

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583411934

Objetivo:caracterizar o perfil dos trabalhadores rurais que fazem uso de agrotóxicos em lavouras cafeeiras de Minas Gerais, identificando os riscos potenciais, sinais e sintomas indicativos da exposição. Método:estudo descritivo, epidemiológico, abordagem quantitativa, utilizando um instrumento estruturado testado e validado. Resultado: 91,07% eram homens, 40% tinham idades entre 31 a 50 anos, 39,29% tinham até 4 anos de estudo, 21,43% não utilizavam o EPI sempre,8,93% foram intoxicados ao menos uma vez, 24,11% foram treinados para uso do EPI ao manipular agrotóxicos. Dentre os sinais e sintomas descritos pelos trabalhadores rurais houve significativa relevância a queimação, irritabilidade,tosse, cefaleia, sede. Considerações finais: Os trabalhadores subestimam a relação do agrotóxico com os sinais e sintomas de intoxicação, dificultando a notificação. É preciso que o enfermeiro e demais trabalhadores da saúde incorporem na suaprática a assistência integral a saúde dos trabalhadores englobando aprevenção, promoção, assistência de emergência e notificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Valéria Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. Graduanda em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cristiane Fonseca Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Cristiane Aparecida Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora, Mestre e Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cuidado em Saúde (NEPCS). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem enquanto Prática Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador e enfermagem, educação em enfermagem, legislação em saúde e políticas públicas de saúde.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Vasconcelos, M. V., Freitas, C. F., & Silveira, C. A. (2014). CARACTERIZAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS ENTRE TRABALHADORES RURAIS. Saúde (Santa Maria), 87–96. https://doi.org/10.5902/2236583411934