WEB 2.0: DESAFIO INSUPERÁVEL OU OPORTUNIDADE PARA A INCLUSÃO DIGITAL?

Autores

  • Mauro Marafiga Camozzato UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136947519

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a problemática da exclusão digital sob o enfoque do analfabetismo funcional, salientando a importância da inclusão social efetiva como elemento importante na definição dessas terminologias. Também é objetivo do artigo observar esses conceitos quando relacionados com a aceleração das necessidades sociais e econômicas trazidas pela sociedade conectada em rede, notadamente após o advento da Web 2.0. Busca-se questionar – sem responder - se o cenário atual é de desafio desanimador ou de oportunidade para a inclusão digital. Para isso, são analisadas as conceituações trabalhadas antecipadamente, de “analfabetismo funcional” e de “exclusão digital”, em comparação com as novas necessidades e oportunidades sociais surgidas a partir da conexão instantânea oferecida pelas redes sociais e plataformas de colaboração. Para fins de ilustração otimista, são apresentados alguns exemplos de iniciativas de inclusão digital em redes sociais inclusivas, as quais obtiveram resultados satisfatórios. Ao fim, tece-se alguns comentários sobre políticas governamentais aplicadas atualmente, apenas para reflexão quanto a sua utilidade no atual cenário tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Marafiga Camozzato, UFSM

Graduando em Direito na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Habilitado em Mediação pela Universidad Nacional del Litoral – UNL (Argentina). Graduado em Ciência da computação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade – GPDS/UFSM.

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

Camozzato, M. M. (2012). WEB 2.0: DESAFIO INSUPERÁVEL OU OPORTUNIDADE PARA A INCLUSÃO DIGITAL?. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 7(2), 156–173. https://doi.org/10.5902/198136947519

Edição

Seção

Artigos científicos