A FIGURA DO BLOCO DE CONVENCIONALIDADE NAS DECISÕES PROFERIDAS PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Vinicius de Almeida Gonçalves Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369410793

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a figura jurídica do bloco de convencionalidade, parâmetro para o controle de jurisdicional de convencionalidade, existente em decisões proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Para tanto, utilizou-se, para este artigo, uma revisão bibliográfica, tanto nacional como latino-americano, além de uma análise de jurisprudências, em especial, da Corte de Interamericana de Direitos Humanos que originaram o objeto de estudo. Com a análise desta figura jurídica se demonstrará a importância de desenvolver mais o pensamento da aplicação do bloco de convencionalidade para uma melhor efetivação de garantias e proteção aos direitos humanos em um sistema interamericano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius de Almeida Gonçalves, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Advogado. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e pós graduando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

31-12-2013

Como Citar

Gonçalves, V. de A. (2013). A FIGURA DO BLOCO DE CONVENCIONALIDADE NAS DECISÕES PROFERIDAS PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8(2), 398–425. https://doi.org/10.5902/1981369410793

Edição

Seção

Artigos científicos