Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina
  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449123

Palavras-chave:

Políticas de avaliação, Ideb, Condições de trabalho docente.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449123

O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina dados de questionários e entrevistas com gestores escolares e docentes do ensino fundamental, destinados a levantar ações delineadas entre 2010 e 2012, com vistas à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho, a maioria delas focaliza condições objetivas e foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que o protagonismo a que a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes. Palavras-chave: políticas de avaliação, Ideb, condições de trabalho docente.

Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Capes – Proc. Nº 10334/12-2

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxerê, Santa Catarina

Doutora em Educação (UFSC). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista da Capes – Proc. Nº 10382/12-7

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Nardi, E. L., & Schneider, M. P. (2014). Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade. Educação, 39(1), 215–228. https://doi.org/10.5902/198464449123

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua