Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas

Autores

  • Clarissa Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449038

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, jovem e adulto com deficiência.

Resumo

Este estudo exploratório propõe a aproximação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, analisando as contribuições que os direcionamentos legais e políticos nacionais acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as publicações dos Fóruns EJA e a produção acadêmica têm propiciado ao diálogo entre as duas áreas. A imersão teórica e crítica nos “lugares” considerados legítimos para que esse diálogo aconteça foi feita a partir da premissa da EJA no ensino comum, como espaço escolar potencializador para que os jovens e adultos com deficiência desenvolvam seus modos singulares de aprender. A investigação apontou a timidez de estudos com esse viés e a necessidade de ampliar a discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os jovens e adultos com deficiência.

 

Biografia do Autor

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Mestre em Educação (UFRGS) e Doutoranda em Educação (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS)

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Haas, C. (2015). Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação, 40(2), 347–359. https://doi.org/10.5902/198464449038

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua