A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários

Autores

  • Marcella Zampoli Troncarelli Pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia UNESP Botucatu-SP Brasil Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior pelo Centro Universitário Educacional (Uninter) 2013
  • Adriano Antonio Faria Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447770

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Graduação, Interação.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464447770

 

A evolução do perfil dos alunos dos cursos de graduação ao longo dos anos, frente às inovações tecnológicas e facilidade de acesso a informações, exige que as metodologias de educação no ensino superior sejam constantemente aperfeiçoadas. É mundialmente reconhecido, tanto no meio acadêmico quanto na literatura científica, que os alunos têm apresentado gradativo envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, atuando de maneira participativa e crítica; assim como os docentes têm atuado como facilitadores neste processo. Os métodos de Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa (AC) têm apresentado resultados bastante satisfatórios em cursos de graduação, uma vez que durante as atividades educacionais, tanto os alunos quanto os docentes interagem entre si, para a construção do conhecimento. No Brasil, embora em algumas Universidades os métodos de AC já estejam sendo empregados, ainda há a necessidade de divulgação/disseminação desta proposta como forma de incremento educacional para os cursos de graduação. Desta maneira, objetivou-se, com o presente estudo, elencar e ressaltar as vantagens da AC no âmbito do ensino superior e fornecer diretrizes de como constituir ambientes favoráveis e grupos exitosos para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, adotou-se como principal referencial teórico a linha construtivista, realizando-se levantamento bibliográfico com base em artigos e textos de abrangência na área, publicados nos últimos dez anos em periódicos e livros de reconhecido impacto científico.

Biografia do Autor

Marcella Zampoli Troncarelli, Pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia UNESP Botucatu-SP Brasil Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior pelo Centro Universitário Educacional (Uninter) 2013

Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública FMVZ UNESP Botucatu-SP

Adriano Antonio Faria, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Possui formação em Filosofia, Marketing e Pedagogia; pós-graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Especialização em EAD, Formação de Docentes e de Orientadores Acadêmicos em EAD e também, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, pela Faculdade FACINTER- Curitiba-PR.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Troncarelli, M. Z., & Faria, A. A. (2014). A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários. Educação, 39(2), 427–444. https://doi.org/10.5902/198464447770

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.