LIMITES E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/Univesp, câmpus de Tupã. unespdaniele@gmail.com
  • Célia Maria Guimarães Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464447734

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de nove anos, Formação continuada de professores, Trabalho pedagógico.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464447734

Apresentam-se resultados de pesquisa, que teve como um dos objetivos compreender os limites e possibilidades das ações de formação continuada desenvolvidas por uma Secretaria de Educação num município do interior de São Paulo para implantação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados questionários e entrevistas com professores, coordenadores e gestor da Secretaria de Educação. Constatou-se uma perspectiva “clássica” de formação, de nível informativo e prescritivo, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores . Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos.

Biografia do Autor

Daniele Ramos de Oliveira, Mestre e Doutoranda em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Orientadora de Disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/Univesp, câmpus de Tupã. unespdaniele@gmail.com

Doutoranda (2013) e Mestre (2010-2011) em Educação pela UNESP -FCT, câmpus de Presidente Prudente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) em 2006. Habilitada em Ensino Fundamental (séries iniciais) e Educação Infantil (2006), Administração Escolar (2007) e Supervisão Escolar (2008). Atuou como professora de séries/anos iniciais em Escola Municipal de Ensino Fundamental de 2008 a 2010 e no primeiro semestre de 2012. Atualmente, exerce cargo em regime efetivo como orientadora de disciplina do curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP, no Pólo da Unesp de Tupã. É integrante do Grupo de Pesquisa Profissão docente: trabalho docente, trajetória profissional, identidade profissional e representações sociais , coordenado por Alberto Albuquerque Gomes e Célia Maria Guimarães.

Célia Maria Guimarães, Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente.

Possui Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa-Portugal (2010-11/12). Atualmente é Professor Doutor II Assistente Efetivo da UNESP, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao infantil, formação inicial e continuada de profissionais da educação infantil, gestão da instituição de educação infantil, avaliação e representações sociais. Seu interesse pela Educação Infantil está associado à sua experiência como professora em sala de pré-escola e coodenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Presidente Prudente entre 1984 e 1994, como também à experiência como docente na Habilitação para o Magistério em Educação Infantil no curso de Pedagogia da UNESP (FCT), de 1997 a 2010. Chefe do Departamento de Educação (2010-11). Presentemente, desenvolve pesquisas sobre formação de professores para educação infantil vinculadas aos grupos de pesquisa: Profissão docente: formação, identidade e representações sociais , "Educação Infantil e Formação de Professores" e à linha de pesquisa "Infância e Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP (FCT), nível de mestrado/doutorado. É vice-líder do Grupo de Pesquisa: Profissão docente: formação, identidade e representações sociais. Editora responsável da Revista Nuances-estudos sobre educação. Coordena o Forum Regional Permanente de Educação da Infância. Organizadora dos Livros "Perspectivas em Educação Infantil" (2005); "Gestão educacional: questões contemporâneas" (2008); "Os professores e o cotidiano escolar-múltiplos desafios, múltiplos caminhos" (2011); "Professores e Infâncias: estudos e experiências" (2011)" ; "Formação e profissão docente" (2011); "Avaliação na educação da infancia" (2012); Pesquisas em Educação: abordagens teórico-metológicas e temáticas (2013).

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Oliveira, D. R. de, & Guimarães, C. M. (2014). LIMITES E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Educação, 39(1), 143–158. https://doi.org/10.5902/198464447734

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)