Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educação

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Gomercindo Ghiggi Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPEL.

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446706

Palavras-chave:

Ética, Educação, Responsabilidade, Liberdade, Diálogo.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446706

 

O artigo mostra que não há educação eticamente isenta e ideologicamente neutra. No processo de formação de um indivíduo torna-se impossível dissociar a questão educacional do um conjunto de atributos éticos. Examina a temática da (co)relação entre ética e educação, a fim de se discutir a natureza e a função do ato educativo, tendo em vista as implicações e os resultados na formação do indivíduo. Defende que cabe ao educador a função de desenvolver no educando a dimensão crítico-reflexiva, explorar temas de motivação e proximidade com as reais condições vivenciais e existenciais do educando, instigar a mentalidade da pesquisa e da busca autônoma do saber, demonstrar as causas e as razões da opressão, motivar o diálogo e ouvir o que o educando tem a dizer e assumir eticamente sua responsabilidade para com a cidadania esclarecida.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutor em Educação - PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia FAFIMC. Professor Adjunto no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Gomercindo Ghiggi, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPEL.

Doutor em Educação - PPGE/UFGRS. Mestre em Filosofia - PPGF/PUCRS. Licenciado em Filosofia - UCPEL. Professor Associado da Universidade Federald e Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Alves, M. A., & Ghiggi, G. (2014). Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educação. Educação, 39(2), 277–288. https://doi.org/10.5902/198464446706

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua