<b>Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes</b>

Autores

  • Daniele Simões Borges Universidade Federal do Rio Grande
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445072

Palavras-chave:

University, Innovation, Teaching.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445072

 

O presente estudo parte do entendimento de que a universidade, na sociedade contemporânea, pode construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento da cultura da criação e da inovação. Por isso, objetivamos compreender os processos de indução à inovação do ensino universitário, bem como as atividades didático-pedagógicas propostas nos projetos de ensino de uma universidade do sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de natureza qualitativa e documental, sendo realizada por meio da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2008; BARDIN, 1977). No estudo foram analisados 163 projetos, sendo destacados três grandes eixos de práticas de ensino inovadoras: a) atividades práticas, incluindo saídas de campo, uso dos laboratórios e atividades práticas em sala de aula; b) novas tecnologias, incluindo o uso de blogs, MSN, AVA, robótica, moodle, modelagem, vídeos, filmagens, fóruns e diários e c) metodologias inovadoras, referindo-se aos projetos de aprendizagem, resolução de problemas, oficinas, trabalhos em grupo, articulação entre ensino, pesquisa e extensão e avaliação diária. Consideramos que as mudanças nas percepções dos docentes, decorrentes dos processos autoformativos e da indução de políticas institucionais de combate à retenção e à evasão, bem como a inovação, têm contribuído para melhoria do ensino e da aprendizagem na universidade. Destacamos, também, que a inovação no ensino pode ocorrer em diferentes patamares, atividades e formas, expressando diferentes bases epistemológicas e paradigmáticas. Por isso, precisa ser considerada como atividade em um contexto particular de natureza coletiva e institucional.

Palavras-chave: universidade; inovação; ensino.

Biografia do Autor

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (FURG). Bolsista CAPES.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Borges, D. S., & Tauchen, G. (2012). <b>Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes</b>. Educação, 37(3), 555–567. https://doi.org/10.5902/198464445072

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua