<b>A educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquida</b>

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445071

Palavras-chave:

Physical Education, Solid modernity, Liquid modernity.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445071

 

O presente texto¹ tematiza, a partir do pensamento de Bauman, a constituição da identidade e legitimidade social da educação física no contexto de transição da modernidade sólida para a modernidade líquida. Decorre deste pensamento a compreensão da natureza da crise que atravessa o discurso identitário da Educação Física. De outra forma, o texto sinaliza para os limites e possibilidades do discurso educacional moderno e pós-moderno. Nesse contexto, descreve um cenário moderno marcado por dois momentos distintos, o da modernidade em sua fase sólida e o da modernidade em sua fase líquida. O primeiro, da modernidade sólida, a condição social de vigilância, de racionalização, de controle, cumpre o papel funcional/adaptativo de colocar todos sob a mesma ordem rígida (sociedade administrada). O segundo, da modernidade líquida, a condição social de insignificância, de irracionalismo, cumpre o papel funcional de colocar e manter todos sob a mesma desordem flexível do mercado. Do enfoque cientificista e mecanicista do corpo e da Educação Física na modernidade sólida passamos ao enfoque relativista e esteticista do corpo e da Educação Física na modernidade líquida.

Palavras-chave: Educação Física; modernidade sólida; modernidade líquida.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

Professor e Coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física - Unijuí-RS
Professor do Departamento de Humanidades e Educação
Doutor em Educação -UFPR
Mestre em Educaçao nas Ciências -UNIJUÍ
Graduado em Educação Física e  Farmácia -UFSM
Mest
re em Educação nas Ciências - UNIJUÍ-RS

Doutor em Educação - UFPR-PR

Coordenador do Curso de Educação Física - UNIJUí-RS

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Silva, S. P. da. (2012). <b>A educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquida</b>. Educação, 37(3), 585–597. https://doi.org/10.5902/198464445071

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua