<b> Mímesis em reconstrução: processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação <b/>

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan

Resumo

Uma curiosidade surgida a partir da reformulação crítica de Habermas empreendida à teoria da mímesis de Adorno pode ser exposta através da seguinte indagação: qual é o efeito pedagógico da mímesis expressiva na teoria do agir comunicativo? A tentativa de eqüacionamento a essa pergunta visa, por um lado, (I) investigar como se relaciona a ação comunicativa - derivada por excelência de uma racionalidade aprendente -, com o âmbito expressivo-mimético e, por outro, ( II ) elucidar a atuação da mímesis no interior da ação comunicativa. Tais questionamentos colocam em evidência uma discussão importante no que diz respeito ao relacionamento interno entre razão comunicativa, responsável pela coordenação das diferentes instâncias da racionalidade, e um de seus campos específicos de autonomia e diferenciação, o estético. Palavras Chave: aprendizagem, mímesis expressiva, razão comunicativa.

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Como Citar

Trevisan, A. L. (2012). <b> Mímesis em reconstrução: processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação <b/>. Educação, 25(2), 53–66. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4765

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