<b>A construção do conhecimento prático do professor de educação física: um estudo de caso etnográfico</b>

Autores

  • Hugo Norberto Krug
  • Fábio da Purificação de Bastos

Resumo

A investigação objetivou descrever o processo de construção do conhecimento prático do professor de Educação Física, identificando os aspectos que influenciam e como são organizados. A abordagem foi qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Os instrumentos foram a observação participante, a análise de documentos e a entrevista semi-estruturada. A dinâmica utilizada foi de perceber, registrar, ordenar, comparar, interpretar, relacionar e especular sobre o processo. Chegou-se a algumas considerações finais: (a) que o processo foi influenciado pelos condicionantes sociais, tanto internos quanto externos às práticas pedagógicas, mas, principalmente, pelas concepções de ensino; (b) que o processo estabelecido levou os professores a construírem os seus conhecimentos práticos, mais especificamente a “como estruturar o ensino” e a “como manter o controle dos alunos”; (c) que a organização dos conhecimentos práticos foi efetuada a partir das concepções de ensino; (d) que os professores devem ser entendidos como sujeitos com capacidades de gerar conhecimentos; e (e) que são diversos os conhecimentos que informam a prática pedagógica dos professores, do mesmo modo que são variadas as fontes que originam estes conhecimentos. Palavras Chave: Educação Física, formação profissional, conhecimento prático.

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Como Citar

Krug, H. N., & Bastos, F. da P. de. (2011). <b>A construção do conhecimento prático do professor de educação física: um estudo de caso etnográfico</b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4463

Edição

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Artigo Demanda Contínua