<b>Filosofia e leitura medieval </b>

Autores

  • Noeli Dutra Rossatto

Resumo

O Apresentam-se alguns métodos medievais de leitura e interpretação de textos, tomando como ponto de partida o pressuposto de que, até o primeiro milênio da era cristã, essas estratégias de interpretação estavam voltadas sobretudo para uma leitura do que estava narrado historicamente nos textos bíblicos. Posteriormente, entrarão em cena as exigências advindas de uma nova visão cosmológica centrada na natureza e na lógica formal de corte aristotélico, dando um rumo diferente à leitura dos mesmos textos. Em outro sentido e em decorrência disso, esfacela-se a hermenêutica que interpretava o texto e a história a um só tempo. No entanto, alguns dos segredos dessas leituras perduram de forma fragmentária nas interpretações acadêmicas e populares dos eventos históricos. Palavras-chave: métodos de interpretação, hermenêutica, sentidos da escritura, escolástica.

Biografia do Autor

Noeli Dutra Rossatto

Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado (UFSM). Membro do Grupo de Investigação K.A.L. (Kosmói, Arkai, Logoi), da Universidade de Barcelona, Espanha, e do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação – CNPq (Home Page wwww.ufsm.br/filosofiaform). 

Downloads

Como Citar

Rossatto, N. D. (2011). <b>Filosofia e leitura medieval </b>. Educação, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4438

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia e Ensino