<b>O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades</b>

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Marília-SP
  • Rosane Michelli de Castro Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Marília-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444094

Palavras-chave:

Training of teachers, Curricular training, Didactics.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444094

 

Neste artigo enfocamos aspectos das disciplinas do curso de Pedagogia “estágio curricular” e “didática” na formação de professores. O objetivo central é ressaltar, mediante apresentação do trabalho que realizamos em nossa prática docente nas disciplinas mencionadas, a importância da articulação entre a teoria e a prática na formação de professores e a fim de que o ensino na universidade não seja descontextualizado, mas enriquecido com as questões do cotidiano escolar. Nesse sentido, abordamos, inicialmente, aspectos do estágio curricular como elo mediador de aprendizagem, de articulação do currículo e de práticas e, nessa perspectiva, como um canal produtivo entre a universidade e a Educação Básica, ressaltando a necessidade do acolhimento da contribuição que cada uma das instituições, dentro de sua especificidade, deva oferecer nos cursos de formação. Na sequência, apresentamos aspectos da estrutura do trabalho que desenvolvemos com nossos alunos no estágio curricular na Educação Infantil. Finalmente, explicitamos os aspectos de uma didática voltada para a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centrada em narrativas de professores em serviço, sobre suas vivências e experiências docentes, em busca de novas sistematizações da e sobre a prática pedagógica, pelos próprios sujeitos.

Palavras-chave: formação de professores, estágio curricular, didática.

Biografia do Autor

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Marília-SP

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia e Ciências (F.F.C.) – UNESP – Marília - SP, Mestre pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutora pela F.F.C. – UNESP – Marília. É professora Assistente junto ao Departamento de Didática – F.F.C. - UNESP – Marília, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e os grupos de pesquisa “Processos de Leitura e de Escrita: apropriação e objetivação” e “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.

Rosane Michelli de Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp/Marília-SP

Pedagoga (1995) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (F.F.C.) – UNESP – Marília - SP Mestre (2000) e Doutora (2005) em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. Pós-Doutorado (2010) - Fundação Carlos Chagas – SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática – FFC-UNESP/Marília. É membro integrante, na qualidade de pesquisadora - linhas de pesquisa “História da Formação de Professores no Brasil”, “Didática, Currículo e Fundamentos da Educação” e “A pesquisa e a formação do educador” , e na qualidade de Líder do Grupo de Pesquisa “GP FORME - Formação do Educador”, cadastrado junto ao CNPq.

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Girotto, C. G. G. S., & Castro, R. M. de. (2013). <b>O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades</b>. Educação, 38(1), 177–190. https://doi.org/10.5902/198464444094

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua