Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman

Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumo


O que os professores precisam saber para poder ensinar e para que seu ensino possa conduzir as aprendizagens dos alunos? Como os professores aprendem a ensinar? Como professores constróem conhecimentos sobre o ensino? Muitos pesquisadores vêm estudando a base de conhecimento profissional para o ensino a partir de uma variedade de perspectivas teórico-metodológicas. São apresentadas nesse texto algumas contribuições de L. S. Shulman referentes à compreensão de processos de aprendizagem profissional da docência. Esta escolha se justifica pelo fato das obras do autor, principalmente nas duas últimas décadas, terem influenciado tanto pesquisas como políticas de formação e desenvolvimento profissional de professores. Partindo de análises referentes ao paradigma de pesquisa sobre ‘pensamento do professor' e ‘conhecimento do professor' realizadas por Shulman são apresentados inicialmente dois modelos, o primeiro referente a conhecimentos da docência e o segundo ao processo pelo qual tais conhecimentos são aprendidos ao longo de processos formativos e do exercício profissional: a base de conhecimento para o ensino e o processo de raciocínio pedagógico. Ancorados nesses dois modelos e no conceito de profissão docente são apresentados, na parte final, argumentos de Shulman em defesa da sistematização do corpo de conhecimento relacionado ao ensino sob forma de casos de ensino. Casos de ensino e métodos de casos são considerados sob uma perspectiva formativa e investigativa.

Palavras-chave: Formação de professores. Casos de Ensino e Métodos de Casos. Desenvolvimento Profissional de Professores.


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ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

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