<b> A produção de subjetividade no processo de avaliação </b>

Autores

  • Osvaldo Mariotto Cerezer
  • Kachia H. Téchio

Palavras-chave:

Evaluation, Subjectivity, Teacher’s Education.

Resumo

Este artigo está embasado em experiências vivenciadas no decorrer do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior da Unipan/Faciap, Cascavel, Paraná, onde desenvolvemos discussões e entrevistas com alunos, que são profissionais de diversas áreas, atuam na docência superior, e não possuíam formação pedagógica. Pretende-se analisar a avaliação mencionando os possíveis elementos subjetivos que a compõem. Percebe-se que, embora a avaliação seja um componente essencial do ensino, da aprendizagem e do processo curricular, poucos professores estão preparados para esta tarefa que requer reconhecimento, aceitação e observação do intrincado processo de produção de subjetividades que dá sentido à existência dos indivíduos que se constitui influenciado por aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. É neste contexto que este artigo se pretende inserido procurando contribuir com a discussão sobre este tema.

Palavras-chave: Avaliação. Subjetividade. Formação de Professores.

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Publicado

2011-09-28

Como Citar

Cerezer, O. M., & Téchio, K. H. (2011). <b> A produção de subjetividade no processo de avaliação </b>. Educação, 30(1), 27–44. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3774

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua