A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa

Diana Gonçalves Vidal, Rachel Duarte Abdala

Resumo


O artigo explora as potencialidades da fotografia como fonte para a História da Educação. Analisa a atuação de dois fotógrafos, Augusto Malta e Nicolas Alagemovits, no Rio de Janeiro, durante a reforma educacional realizada por Fernando de Azevedo, entre 1927 e 1930. Sensibiliza-se pelos aspectos formais e de conteúdo das imagens, distinguindo autorias e perscrutando as razões que levaram o educador a constituir duas diferentes referências estéticas para os empreendimentos da reforma.

Palavras-chave: Fotografia. História da Educação. Augusto Malta. Nicolas Alagemovits.


Palavras-chave


Photography; History of Education; Augusto Malta; Nicolas Alagemovits.

Texto completo: PDF

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________