Pesquisa Autobiográfica: contribuição para a História da Educação e de educadores no Rio Grande do Sul

Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Resumo


Inserido na temática metodologias, arquivos e fontes, o presente artigo aporta pesquisa intitulada: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE - NARRATIVAS NA PRIMEIRA PESSOA, estressando modos de trabalhar com narrativas, fontes documentais e fontes orais para construir Historias de Vida de destacados educadores Sul-Rio-Grandenses no intuito de: a) proporcionar visibilidade às Histórias de Vida, com a inclusiva história profissional, de destacados nomes de educadores que fizeram a História da Educação no Rio Grande do Sul, pela compreensão das relações educativas e de construção de identidades que ocorreram/ocorrem no processo formativo e de trabalho desses educadores, resultando em um acervo para utilização de estudiosos na área; b) compreender melhor o pensamento e a prática pedagógica inerentes à história da educação no Rio Grande do Sul. O presente artigo subdivide-se em dois momentos: 1) descrição da pesquisa e 2) compreensões a que a pesquisa permitiu tanto no que diz respeito ao uso da metodologia, como no que tange a compreensões que dizem respeito ao objeto de estudo.

Palavras-chave: Historias de Vida. Narrativas. Identidade e Profissionalização Docente.


Texto completo: PDF

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________