A EDUCAÇÃO INFORMAL DA JUVENTUDE NA DIOCESE DE SANTA CRUZ DO SUL – 1959/1986

Blasius Silvano Debald

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade verificar as estratégias utilizadas pela Igreja Católica da diocese de Santa Cruz do Sul na educação informal da juventude, durante a gestão do primeiro bispo, Dom Alberto Etges. Analisou-se os documentos produzidos durante o período de 1959/1986, que deixam claro a opção do bispo e da diocese de investir na educação informal da juventude, independente de sua realidade social. A JAC – Juventude Agrária Católica – foi a primeira escola de formação e destinava-se aos jovens do meio rural. Durante o regime militar, os Movimentos de Encontro, em especial o Emaús, atendeu os jovens dos centros urbanos e os Grupos Paroquiais atuaram no meio rural, mas sem que houvesse uma unidade na formação da juventude. E na década de 80, cada meio específico. Por fim, pode-se afirmar que a diocese de Santa Cruz do Sul, através do Setor da Juventude, contribuiu com seu projeto de educação informal para a formação dos jovens. Muitas das atuais lideranças comunitárias, políticas, educacionais, comerciais e empresariais, tiveram passagem nos quadros de educação informal da diocese.

Texto completo: PDF

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________