<b> A INTERFERÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS DAS ZONAS RURAL E URBANA</b>

Autores

  • Ana Cláudia Fandi
  • Celine Melo

Resumo

Educação Ambiental é a busca de qualidade de vida estruturada na convivência harmoniosa homem-ambiente. Os objetivos desta pesquisa foram testar se a experiência de viver nos ambientes rural e urbano interfere no entendimento da relação homem e meio ambiente; e verificar se a prática em Educação Ambiental é efetiva em nivelar conhecimentos. Participaram desta pesquisa, alunos do segundo ciclo básico da zona rural (Grupo Rural) e da zona urbana (Grupo Urbano), em Uberlândia, MG. Foram trabalhados os temas: higiene, povos indígenas, lixo, meio ambiente, desmatamento, extinção e ambiente rural e urbano. Ao longo do programa os grupos foram avaliados continuamente. No início, o Grupo Rural apresentou um desempenho melhor que o Urbano. Durante o programa, tanto o Grupo Urbano quanto o Rural melhoraram o desempenho nas avaliações. Ao final do programa, houve o nivelamento entre os Grupos, pois apresentaram desempenho similar. Experiências prévias podem interferir no entendimento da relação homem-ambiente, no entanto, a prática em Educação Ambiental é efetiva em nivelar esta percepção.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Fandi

Bacharel em Ciências Biológicas – UFU

Rua São Francisco de Assis, 1280/03, 38400-145, Uberlândia, MG

Celine Melo

Doutoranda em Ecologia – UnB.

Rua Feliciano de Morais, 2743, 38405-188, Uberlândia, MG

Downloads

Como Citar

Fandi, A. C., & Melo, C. (2012). <b> A INTERFERÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS DAS ZONAS RURAL E URBANA</b>. Educação, 61–72. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3683

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)