<b> Jovens e juventudes: consensos e desafios</b>

Autores

  • Carmem Zeli de Vargas Gil Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442909

Palavras-chave:

Young people, Youths, Inequalities, Uniqueness.

Resumo

Este artigo retrata parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Examina os consensos que os estudos, a partir da década de 1990, produziram sobre os jovens, evidenciando a diversidade e as desigualdades que envolvem os jovens de nosso tempo.  Do ponto de vista teórico, as análises tiveram sustentação nos estudos de Melucci, Sposito, Pais, Serna, Reguillo, Abad, Feixa entre outros. Percebe-se que após as atenções terem se dirigido às crianças e aos adolescentes nos anos 80 com a elaboração e a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, na década seguinte é a categoria juventude que ganha visibilidade. Diversos fatores pesam nesse sentido, como o grande contingente populacional jovem, o índice de desemprego e desocupação juvenil, a disseminação da AIDS entre os jovens e os indicadores sociais que colocam a juventude como “problema social”. Nesse contexto, alguns consensos começam a se firmar: o entendimento dos jovens como sujeitos de direitos, a diversidade da realidade juvenil, a juventude como uma condição singular e a necessidade de respostas diferentes para situações diversas. Permanecem, entretanto, os desafios colocados pelos dados que indicam a situação dos jovens brasileiros.

Palavras-chave: Jovens; Juventudes; Desigualdades; Educação.

Biografia do Autor

Carmem Zeli de Vargas Gil, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Gil, C. Z. de V. (2011). <b> Jovens e juventudes: consensos e desafios</b>. Educação, 36(1), 25–42. https://doi.org/10.5902/198464442909

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Médio e Culturas Juvenis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)