<b> Internato do ginásio paranaense 1919 a 1942: estratégias utilizadas em torno da criação, funcionamento e prática pedagógica e disciplinar </b>

Autores

  • Juraci Santos FACECLA
  • Serlei Maria Fischer Ranzi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442696

Palavras-chave:

Strategies, Internship, Secular management, Management catholic.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464442696

 

No início da chamada Primeira República, os ginásios públicos não existiam em todas as cidades brasileiras, desta forma, o regime de Internato foi uma opção para os jovens que viviam no interior do país e que desejavam cursar o ensino secundário. Assim, o presente artigo buscou investigar o Internato do Ginásio Paranaense, objetivando evidenciar o uso de estratégias e táticas utilizadas na criação, o funcionamento e o cotidiano do Internato, por meio de evidências deixadas por alguns professores, alunos e pela direção do Internato e governo do Estado.

Biografia do Autor

Juraci Santos, FACECLA

Mestre em Educação

Área de Concentração: Educação, Cultura e Tecnologia.

Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação

Professora do Curso de Pedagogia da  FACECLA - nas disciplinas de:

  • História da Educação Brasileira e Fundamentos;
  • Metodologia do Ensino de História.

Serlei Maria Fischer Ranzi, UFPR

Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professor associado ii da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em Memória História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: disciplina escolar - história - ensino médio, ensino secundário- república - cultura escolar, ensino de história, disciplina escolar - história - formação de professor, ensino secundário e cultura escolar.

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Santos, J., & Ranzi, S. M. F. (2012). <b> Internato do ginásio paranaense 1919 a 1942: estratégias utilizadas em torno da criação, funcionamento e prática pedagógica e disciplinar </b>. Educação, 37(2), 257–272. https://doi.org/10.5902/198464442696

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua