<b>Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação</b>

Autores

  • Maura Maria Morita Vasconcellos Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442640

Palavras-chave:

Teacher development, college teaching, pedagogical development.

Resumo

O artigo analisa resultado de pesquisa relativa à docência e formação pedagógica na qual um dos objetivos foi conhecer percepções de estudantes e docentes a respeito da qualidade do ensino de graduação numa universidade pública. A opção metodológica pautou-se na abordagem de cunho qualitativo, de caráter exploratório-descritivo. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados junto aos docentes e estudantes de cursos de graduação. Foram respondidos questionários por 715 estudantes e 64 docentes. Como resultado, foram identificados problemas que se relacionam: à atuação do professor, ao comportamento de alunos, à organização do curso e à instituição. Sobre a atuação do professor, priorizada neste texto, destacam-se problemas relativos à competência e ao compromisso docente, o que remete, necessariamente, à questão da formação docente. Evidencia-se a necessidade de a universidade pensar a si própria e olhar, de maneira crítica, para suas mazelas e deficiências, desenvolvendo suas responsabilidades sociais e buscando consolidar-se como instituição a serviço da educação e da construção da sociedade humana.

Biografia do Autor

Maura Maria Morita Vasconcellos, Universidade Estadual de Londrina

Docente da área de Didática e do Programa de Mestrado em Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

 

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1974), graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1979), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é adjunto a da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores, avaliação da aprendizagem, formação pedagógica e docência universitária. Professora de Didática no curso de Pedagogia e responsável pela disciplina Estudos Avançados em Processos de Formação Docente no Programa de Mestrado em Educação da UEL. Participa da linha de pesquisa Ensino Superior e coordena o Projeto de Pesquisa Programas institucionais de formação pedagógica para a docência universitária: movimentos e iniciativas nas instituições públicas de educação superior do sul do brasil.

Cláudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Docente da área de Didática do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

 

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professora do Departamento de Educação (Centro de Educação, Comunicação e Artes-CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando com ênfase nas seguintes temáticas: formação superior de professores, avaliação da aprendizagem, ensino superior e pedagogia. Participa da linha de pesquisa Ensino Superior e é colaboradora no Projeto de Pesquisa Programas institucionais de formação pedagógica para a docência universitária: movimentos e iniciativas nas instituições públicas de educação superior do sul do brasil.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Vasconcellos, M. M. M., & Oliveira, C. C. de. (2011). <b>Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação</b>. Educação, 36(2), 219–234. https://doi.org/10.5902/198464442640

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua