Luz, câmera e educAÇÃO: o cinema em contextos educacionais

Autores

  • Lorena Ladico Trindade Universidade Federal de Uberlândia
  • Paula Cristina Medeiros Rezende Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417378

Palavras-chave:

Cinema, Infância, Psicologia.

Resumo

Este trabalho busca uma interlocução com a produção científica, publicada nos últimos dez anos, circunscrita à temática: cinema, infância, educação e psicologia, procurando elucidar o modo como os profissionais que trabalham com crianças têm articulado o cinema como estratégia de intervenção. Em um total de sessenta e dois artigos levantados, verificou-se que contemplavam parcialmente a temática investigada e que nenhum deles tratava do “fazer cinema” como ação fundamental em projetos educacionais para a infância. Assim, foram selecionados para análise dois desses trabalhos, por caracterizarem intervenção e utilizarem o cinema como estruturante de oficinas. Concluímos que o cinema parece estar fora de cena quando se trata de seu uso como disparador de processos emancipatórios; como um elemento que engendra movimentos de desnaturalização de papéis dados socialmente; e como elemento que provoca o questionamento de nossas suposições.

Biografia do Autor

Lorena Ladico Trindade, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia Escolar, Clínica e Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: infância, família, educação e psicologia.

Paula Cristina Medeiros Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em processos de escolarização, educação infantil, desenvolvimento humano e aprendizagem e formação de professores.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Trindade, L. L., & Rezende, P. C. M. (2016). Luz, câmera e educAÇÃO: o cinema em contextos educacionais. Educação, 1(1), 145–158. https://doi.org/10.5902/1984644417378

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.