A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar

Autores

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Edwylson de Lima Marinheiro Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417236

Palavras-chave:

Gestão Educacional, democratização da escola pública, modernização do estado.

Resumo

O objetivo do texto é discutir as alterações nos modelos de gestão pública e as implicações para a gestão educacional. Partimos do pressuposto que o padrão de gestão das instituições públicas se altera conforme a reestruturação do capitalismo e suas crises constantes. O estudo faz referência a três modelos de gestão, sendo estes: a gestão burocrática, a gestão democrática e a gestão empresarial gerencial. Conclui que na gestão pública há a predominância dos modelos de gestão empresarial gerencial e da gestão burocrática, que ainda não foi superada. Contudo, contraditoriamente, a gestão democrática está presente na legislação da educação, por conta da luta dos trabalhadores desta área, mas, se desenrola de forma muito tênue e embrionária nas escolas públicas.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina.

Edwylson de Lima Marinheiro, Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI.

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Educação Básica e do curso de Pedagogia na FACESI.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Ruiz, M. J. F., & Marinheiro, E. de L. (2015). A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, 40(3), 605–618. https://doi.org/10.5902/1984644417236

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua