Programas de formação inicial de professores: um estudo de caso sobre o pibid no Distrito Federal

Autores

  • Daniel de Freitas Nunes Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB
  • Lucas Lopes de Santana Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB
  • Kátia Augusta P. Cordeiro Curado Silva Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414327

Palavras-chave:

Pibid, Formação inicial, Licenciaturas

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644414327

Este artigo apresenta resultados de um estudo exploratório sobre a base de dados do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com vistas a verificar a aderência – e a natureza desta aderência – a este programa em cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal (DF). Objetivamente, pretende-se discutir a aderência das IES do DF ao Pibid a partir do cruzamento de informações da base de dados do programa e da educação superior. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo de caso. Discute-se, a partir dos resultados apresentados, que as instituições participantes do programa no DF possuem perfis heterogêneos tanto no que diz respeito aos cursos quanto ao aproveitamento da cota de bolsas e aderência ao programa.

Biografia do Autor

Daniel de Freitas Nunes, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisa na área de história da educação com ênfase em classes populares e educação superior pública.Tem experiência em avaliação institucional no que diz respeito à políticas de assistência estudantil. Mestrando em educação pela Universidade de Brasília (UnB), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe - UnB.

Lucas Lopes de Santana, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Aluno de mestrado em Educação da Universidade de Brasília - UnB. Atualmente pesquisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, do Ministério da Educação, com o objetivo de desenvolver instrumental qualitativo e quantitativo para a avaliação do programa. Estuda arquitetura de informação para estruturar sites de grupos de pesquisa . Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, 2007), e especialista em Gestão Pública pela Faculdade Projeção (Brasília, 2010), em 2008 inicia atividades como Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Desde 2010, atua no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, o qual fomenta a formação de professores para a educação básica.

Kátia Augusta P. Cordeiro Curado Silva, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora adjunto - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Formação de Professores e produção do conhecimento científico (pesquisa). Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Nunes, D. de F., Santana, L. L. de, & Curado Silva, K. A. P. C. (2014). Programas de formação inicial de professores: um estudo de caso sobre o pibid no Distrito Federal. Educação, 39(3), 589–604. https://doi.org/10.5902/1984644414327

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.