Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacional

Autores

  • Rosilene de Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá/Professora Associada

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413722

Palavras-chave:

Carneiro Leão, Sociologia da Educação, História da Educação

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações acerca da Sociologia Educacional na perspectiva de Antônio Carneiro Leão (1887-1966). Considera-se pertinente, num primeiro momento, discutir alguns dados biográficos deste importante intelectual brasileiro, bem como clarificar algumas concepções de Carneiro Leão no que tange à Sociologia Educacional, analisando o pensamento do autor sobre a mesma. Para tanto, tomaram-se como principais fontes de pesquisa os livros Fundamentos de Sociologia, cuja primeira edição data de 1940, e Panorama Sociológico do Brasil, publicado em 1958. Parte-se do pressuposto de que ambas as publicações dão referências e subsídios para que se possa compreender as concepções de Carneiro Leão acerca da Sociologia Educacional.

Biografia do Autor

Rosilene de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá/Professora Associada

Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Lima, R. de, & Machado, M. C. G. (2014). Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacional. Educação, 40(1), 143–154. https://doi.org/10.5902/1984644413722

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)