Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação

Autores

  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644411341

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, fontes (áudio)visuais, dimensões barthesianas.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644411341

O texto explicita a reflexão teórica quefundamenta a utilização de fotografias, videofilmes e filmes em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Após referir pesquisas nas quais utilizamos esse suporte desde 1988, laboramos com dois pares complementares de dimensões teóricas da narratividade de fontes visuais e audiovisuais e seu emprego empírico nessas pesquisas, – Subjetividade/verdade e espaço/tempo. Essas dimensões são trabalhadas, com apoio em Barthes (1984), para propor um esforço interpretativo das referidas fontes nacompreensão daessência da fotografia segundo o fotografoe daessência da fotografia segundo o fotografado tramadas à essência da fotografia segundo o pesquisador. Os constructos barthesianos studium e punctum são aplicados à leitura das narrativas do material fotográfico e fílmico de que as pesquisas dispõem, alcançando no material de análise a expressão mais radical do puctum barthesiano: a morte real ou representacional do referente que serve às fotos e filmes. A discussão dessas dimensões para a análise de fontes (áudio)visuais é complementada com apoio de diversos autores.

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Abrahão, M. H. M. B. (2014). Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Educação, 39(1), 13–26. https://doi.org/10.5902/1984644411341

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas (Auto)Biográficas