Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Educação (UFSM)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções gerais para publicação na Revista Educação (UFSM)

A Revista Educação destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área da Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreendem-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A Revista é quadrimestral, sendo que duas publicações são tematizadas na forma de Dossiê e uma revista contempla textos de Demanda Contínua. Por decisão do Conselho Editorial, os três volumes do ano poderão ser tematizados. A Revista é organizada em sessões de Dossiê – Demanda Contínua e Resenha. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Educação – Revista do Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria, para divulgação impressa e por meio eletrônico – internet. A Revista não publica artigos de um mesmo autor e/ou coautor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de duas edições como espaço entre essas publicações.

 

1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas, ensaios e resenhas.

3. Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista.O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

4. A Revista, através do editor ou do secretário executivo, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 3500 a 4500 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências.

6. Os textos de resenha deverão ter cerca de 1000 palavras. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra  recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação.

7. Os artigos deverão ser escritos em língua portuguesa ou língua espanhola.

8. Os artigos e resenhas deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://www.ufsm.br/revistaeducacao>. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word ou InDesign, em fonte Arial tamanho 10, em espaçamento simples. Se possuir figura, tabela ou quadros os mesmos deverão vir em InDesign (Abode table) ou Excel, com largura máxima de 12 cm e altura máxima de 18 cm. O artigo deve ser enviado pelo SEER na forma de transferência do manuscrito.

9. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m)  ser incluído(s) através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir ainda no item metadados o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes.

10. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português e em inglês, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 100 a 130 palavras, em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave em português e inglês ou em espanhol e inglês.

11. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim devem ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

12. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação.

13. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:

– citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação” (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

– devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

negrito ou itálico para dar ênfase;

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

14. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

15. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

16. A Revista fornecerá, ao primeiro autor mencionado em cada trabalho, três  exemplares da edição na qual o artigo foi editado.

17. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

NORMAS:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

Até 3 autores

SILVA,  E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

Mais de 3 autores

SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

– Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)

SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha  local  e editora na obra referenciada), ano.

Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

Partes de monografia

SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

SILVA, E. T. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SILVA, E. T. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.

VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

Eventos (trabalhos apresentados)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex. : ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

Eventos (trabalhos apresentados) on-line

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

Artigos e/ou matéria de revista

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

Artigos on-line

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.


 

Educação – Revista do Centro de Educação

Publicação Quadrimestral – CE/UFSM

 

ISSN impresso: 0101-9031

ISSN on-line: 1984-6444

 


General instructions for publication in Revista Educação (UFSM)

The Revista Educação publishes original and unpublished works in the area of education, resulting from research and educational practices reflected theoretically. The Journal receives papers arising from empirical or theoretical research, from pedagogical experience and from preparation of book reviews. The Journal does not accept papers submitted simultaneously to other journals or books. The Journal is published every four months. So, two publications are themed in the form of Dossier and one publication contemplates texts of Continuous Demand. By Editorial Board’s decision, the three volumes of the year can be themed. The Journal is organized into sessions of Dossier - Continuous Demand and Book Review. The process of submission and evaluation of papers submitted to the Journal occurs through the Electronic System for Journal Publishing (SEER). The publication of a paper implies full cession of copyright to Revista Educação – do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, for printed and electronic divulgation. The Journal does not publish articles by the same author and/or coauthor in consecutive editions of the magazine, because it is necessary to have a minimum gap between two editions for that the author and/or coauthor can publish another article.

 

1. The Revista Educação publishes original and unpublished articles, regarding to the area of  education, considering the Journal’s editorial line, treatment of the subject, consistency and rigor. The papers must be directed to the Journal with exclusivity.

2. Only papers that fit into the following categories will be considered for publication: texts of theoretical studies, researches, reflections about practices, essays and reviews.

3. The papers must be sent to the Chairman of the Editorial Board, via the Electronic System for Journal Publishing (SEER), which shall submit to the judgment of the Editorial Board for verification of suitability in relationship to editorial policy and fulfillment of normative requirements. The papers will be sent without identification for, at least, two external reviewers. In case of evaluative discrepancy, the texts will be sent to a third evaluated. The name of the evaluators will be kept confidential.

4. The editor or the executive secretary of the Journal will notify the principal author if the article was approved or rejected for publication. The notification will be sent with a copy of the contents of judgment, without identification of the evaluators.

5. The papers should have an extension between 3500-4500 words, besides the abstracts (in Portuguese and in foreign language) and references.

6. The texts of review should have about 1000 words. This production should present comments on a recent work, or re-reading of some classic in the field of Education. The author must introduce the field of the book, the main ideas of the author of the title and a critical appraisal regarding its contribution to the theoretical and practical context of Education.

7. The papers should be written in Portuguese, English or Spanish.

8. The papers and reviews should be submitted electronically to SEER, <http://www.ufsm.br/revistaeducacao>. The text should be typewritten in Microsoft Word or Page Maker, in Arial font size 10, single-spaced. If it has figures, charts or tables, they should come in Page Maker (Abode table) or Excel, with a maximum width of 12 cm and height of 18 cm. The text must be sent by SEER as transfer of the manuscript.

9. The name(s) of author(s) can be included through the forms of metadata, carefully fulfilling all the terms requested. Authors should indicate their complete address and e-mail for propagation of the paper. The authors should also indicate their higher level degree, affiliation, professional function at the home institution, city, state and country. The metadata item must also include the mailing address, phone numbers, fax. In the URL item, the authors must present the number of the link to the curriculum Lattes.

10. Each paper needs to present a title in Portuguese and English. If the text is written in Spanish, the title should be in Spanish and English. Initially, the text must have an abstract of 150 to 250 words in Portuguese and English; for this, check on the NBR 6028, of ABNT of November 2003. If the text is written in Spanish, it must have an abstract in Spanish and English. The abstract must not be written in the first person and must contain the thematic focus, objectives, methods, results and conclusions. Three keywords in Portuguese and English or in Spanish and English must be indicated.

11. Manuscripts must be written clearly and fluently. The endnotes should be utilized to some information for explanatory character, not exceeding 200 words. The author should take care to not use references that may identify him in the evaluation process, such as “in my previous study, on my thesis, in my dissertation” etc. If the paper is accepted, these informations may appear in the final version of the article.

12. The following criteria will be observed for the evaluation of manuscripts: 1) relevance and scope of the subject, 2) innovative character, development and deepening of the theme, 3) theoretical and methodological structure of the text; 4) conclusion and contribution to the field of Education.

13. Quotations have to follow the NBR 10520, of ABNT of August 2002, which provides that:

– Direct quotations less than three lines should come into the text and enclosed in double inverted commas. It is necessary to inform the author of the quote.

Examples:

At the end of the quotation: “quote” (SILVA; GOMES, year, p. 123).

At the beginning of the quotation or inserted into the text: According to Silva (year, p. 123) “quote” or, Silva (year, p. 123) says: “[...] quote”.

– Direct quotation with more than three lines must be with a space of 4 cm from the left margin, with a letter smaller than the text and without quotation marks. At the end, it is necessary to add: (SURNAME OF THE QUOTED AUTHOR, year, p. 123).

– Indirect quotations, i.e., text based in the title of the author consulted, must adopt the same criteria of the previous example with regard to the author; if outside of the parentheses, the surname will be written with uppercase; if inside of parentheses, the surname will be written with lowercase.

– The following resources should be used:

[...] To indicate deletions;

[   ] To indicate interpolations, additions or comments;

bold or italics to give emphasis;

(verbal information)¹ to data from verbal information in lectures, debates etc., with referential data in a footnote. Example of footnote: ¹Information provided by First and Last Name of lecturer in event, local, month and year.

emphasis in original or our emphasis: they are used to clarify the authorship of the emphasis. E.g. (SILVA, year, p. 123, emphasis in original).

14. The concepts and assertions contained in the papers are entire responsibility of the author(s).

15. The spelling and grammar review, in Portuguese and English, is entire responsibility of the author(s) of the article.

16. The Journal will provide three copies of the edition in which the article was published to the first author mentioned in each work.

17. References must be written according to the ABNT NBR 6023 of August 2002. Only titles mentioned in the text must be included.

STANDARDS:

All examples presented here are fictitious.

Personal Author

LAST SURNAME (Uppercase), A. B. (First letters of the name and surnames) Title. 2nd. ed. (Number of edition) Place: Publisher, year. 224p.

Up to 3 authors

SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Title. 13. ed. rev. and enl. Place: Publisher, year.

More than 3 authors

SILVA, E. T. et al. Title: subtitle. Place: Publisher, year.

– Organizer(s), coordinator(s), translator(s)

SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Title. Translation of Name and Surname. [Sl: sn] (If the referenced opus do not contain local and publisher), year.

Author entity

BRAZIL. Ministry of Education. Title. Brasília, DF, year. 123p.

Author unknown

FIRST word of the title. Place: Publisher, year.

Parts of monograph

SILVA, E. T. Title of the piece. In: SURNAME, N. S. (Org.). Title of publication. Place: Publisher, year. Sec. 1, p. 3-9.

SILVA, E. T. Title of the piece. In: ______. (If the author of the section is the same of the whole publication). Title of publication. Place: Publisher, year. Sec. 1, p. 3-9.

Monographs and parts of monographs in electronic media and online

SILVA, E. T. Title. Place: Publisher, year. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCYCLOPEDIA virtual of municipalities in RS. Place: Publisher, year. CD-ROM 1.

SILVA, E. T. Title. [S.l.]: Publisher, year. Available at: <http://www.ufsm.br>. Accessed: 3 January 2000.

Entry. In: DICTIONARY of foreign languages. Place: Publisher, year. Available at: <http://www.url complete>. Accessed: 3 January 2000.

Events (papers presented)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Title. In: NAME OF EVENT IN UPPERCASE, 1. (Numbering of the event, if any), year, local (of the event). Annals ... (Follow this model for Abstracts...) Local (publication): Publisher, year. p. 3-9. (When it is in electronic media, add the physical description of the resource used after pagination. E.g. ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

Events (papers presented) online

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Title. In: NAME OF EVENT IN UPPERCASE, 1. (Numbering of the event, if any), year, local (of the event). Annals electronic ... Place: Publisher, year. Available at: <http://www.url complete>. Accessed: 3 January 2000.

Articles and/or matter Journal

SILVA, E. T. Title of the article. Publication title, local, n. 1 (publication number), p. 3-9 (pagination initial and final), jan. 2000 (date of publication).

Articles Online

SILVA, E. T. Title of the article. Title of the Journal. Local, numbering, jan. 2000 (date of publication). Available at: <http://www.url complete>. Accessed: 3 January 2000.

 

 

Educação – Revista do Centro de Educação

Publicação Quadrimestral – CE/UFSM

 

ISSN  Impresso – 0101-9031

ISSN  Eletrônico – 1984-644

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Preenchimento integral dos metadados, solicitados na página inicial de submissão online do artigo (SEER), com link para o currículo Lattes.

  2. Observância do número de palavras do resumo e do texto.
  3. Apresentação do abstract, palavras-chave, keywords e título em inglês.

  4. Contribuição original e inédita, não avaliada para publicação por outra revista e ou livro e nem em processo de avaliação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  5. Digitação no editor Microsoft Word, Indesign, OpenOffice ou RTF em fonte Arial tamanho 10. O arquivo não ultrapassa 2MB.
  6. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  7. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  8. Cumprimento da política de publicação da Revista Educação, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  9. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaramos que os artigos presentes na revista Educação (UFSM) são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que após um artigo ser publicado pela revista Educação (UFSM), ele não será submetido a outro periódico no prazo de dois anos. Passado esse período, a revista Educação (UFSM) cede direitos aos autores para publicarem o texto em outros livros, desde que haja autorização do Conselho Editorial.

Também temos ciência que a submissão dos originais à Educação (UFSM) implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº9610, de 19/02/98).

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be available for other objectives or to other parties.

 


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________