Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.

A Educação (UFSM) tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral. A revista publica começou a ser impressa em 1970 e publica aproximadamente 45 artigos por ano. Já a publicação eletrônica iniciou em 2000.

Título abreviado: Educação

 

 

 

The Revista Educação (UFSM) publishes original and unpublished works in the area of ​​education, resulting from research and educational practices reflected theoretically. The Journal receives papers arising from empirical or theoretical research, from pedagogical experience and from preparation of book reviews. The Journal does not accept papers submitted simultaneously to other journals or books.

 

Políticas de Seção

Dossiê

A Seção de Dossiê implica na publicação de um conjunto de textos inéditos resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente, que versam sobre uma temática de interesse no campo da educação e suas interfaces.

O Dossiê é encaminhado para pareceristas externos, conforme normas da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Demanda Contínua

A Seção de Demanda Contínua publica trabalhos inéditos na área de educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A Seção de Resenha apresenta uma obra recente, ou relançamento de clássicos no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais idéias do autor e uma apreciação crítica, referindo sua contribuição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Formação de Professores e Profissionalização Docente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Educação Musical

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Filosofia e Ensino

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Escritas em Contextos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Educação e Trabalho

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Narrativas (Auto)Biográficas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Performance e Educação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

 

The papers must be sent to the Chairman of the Editorial Board, via the Electronic System for Journal Publishing (SEER), which shall submit to the judgment of the Editorial Board for verification of suitability in relationship to editorial policy and fulfillment of normative requirements. The papers will be sent without identification for, at least, two external reviewers. In case of discrepancy evaluative, the texts will be sent to a third evaluated. The name of the evaluators will be kept confidential.

 

Periodicidade

A Revista tem periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

This journal provides immediate open access to its content due to the principle that make available freely the scientific knowledge to the public provides greater democratization of knowledge worldwide.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...


This journal uses LOCKSS system to create a file system distributed thorugh libraries and allow them to createpermanent files in order to preserve and restore. Learn more...

 

Periodicidade

A Revista tem periodicidade quadrimestral.

 

The Journal is published every four months

 

 

Avaliação Qualis / Capes

Qualis / Capes – B1

Disponível no Portal CAPES

Disponível no Portal LivRe!

Internet: http://www.ufsm.br/revistaeducacao



CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________