Educação (UFSM)

A revista Educação (UFSM) destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de Dossiê, Demanda Contínua e Resenha. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.


Imagem de capa da revista

Título abreviado: Educação


Educação, v. 40, n. 1, jan./abr. 2015

Sumário

Editorial

Editorial – Revista Educação PDF
Elisete Medianeira Tomazetti, Doris Pires Vargas Bolzan, Celso Ilgo Henz 9-14
Lo filosófico: la obsesiva e ineludible tensión presencia-ausencia PDF
Marisa Berttolini 15-26
Didáctica filosófica, didáctica aleatoria de la filosofía PDF
Alejandro Cerletti 27-36
Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC PDF
Marinê de Souza Pereira, Patrícia Del Nero Velasco 37-52
O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico PDF
Filipe Ceppas 53-62
Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Filosofia: análise a partir da teoria crítica PDF
Delcio Junkes, Geraldo Balduino Horn 63-74
Da História da Filosofia ao Filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosófico PDF
Elisete Medianeira Tomazetti, Cláudia Cisiane Benetti 75-88
O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais PDF
Alexandre Filordi de Carvalho 89-100

Artigo Demanda Contínua

Estado de conhecimento e questões do campo científico PDF
Marilia Costa Morosini 101-116
Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes PDF
Karla Marques da Rocha, Ilse Abegg, Eliana Rela 117-130
O impulso formativo do pensamento crítico: racionalidade, verdade e constelação. PDF
Mauricio João Farinon 131-142
Carneiro Leão: considerações acerca da sociologia educacional PDF
Rosilene de Lima, Maria Cristina Gomes Machado 143-154
A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso PDF
Heloisa Salles Gentil, Ilma Ferreira Machado 155-168
O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais PDF
Evandro Cardoso do Nascimento 169-182
Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileira PDF
Hajime Takeuchi Nozaki 183-200
Perfil do diretor da escola pública estadual paulista PDF
Viviani Fernanda Hojas, Graziela Zambão Abdian 201-214
Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História PDF
Adriano Bittencourt Andrade, Nadja Conceição de Jesus Miranda, Dalila Flora Cardoso Varino 215-228
Adesão de crianças ao valor justiça: comparação entre respostas espontâneas e respostas a um questionário fechado PDF
Maria Suzana De Stefano Menin, Adriano Moro, Patricia Unger Raphael Bataglia 229-240
A educação integral no mais educação: uma análise do programa PDF
Camila Aparecida Pio, Eliane Cleide da Silva Czernisz 241-254


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacao

 

ISSN impresso: 0101-9031 
ISSN on-line: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

____________________________________________________