Nível de complexidade assistencial de pacientes e o quantitativo de profissionais de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976929230

Palavras-chave:

Enfermagem, Recursos humanos, Classificaçãossificação

Resumo

Objetivo: identificar o quantitativo de profissionais de enfermagem para atender as necessidades de assistência dos pacientes frente ao seu nível de complexidade assistencial nas unidades de Clínica Médica e Cirúrgica e, Neurologia e Ortopedia de um hospital universitário. Método: estudo descritivo com abordagem quantitativa. Resultados: identificou-se uma média de 5,5 e 11,7 pacientes em cuidado semi-intensivo e, 9,9 e 6,1 pacientes em cuidado intensivo nas Unidades I e II respectivamente, com indicação de internação em Unidade de Terapia Intensiva que, no entanto são atendidos em unidades de internamento comuns, que, geralmente não possuem infraestrutura física e material adequada para assistir essa clientela. Conclusão: a proporção do quantitativo de profissionais é inadequada para prestar assistência com segurança e qualidade, apontando a necessidade de reorganização do processo de trabalho referente ao agrupamento de pacientes por complexidade assistencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halana Batistel Barbosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Residente de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Lara Adrianne Garcia Paiano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Residente de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Anair Lazzari Nicola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, docente do curso de Enfermagem e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Luciana Magnani Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Barbosa, H. B., Paiano, L. A. G., Nicola, A. L., & Fernandes, L. M. (2014). Nível de complexidade assistencial de pacientes e o quantitativo de profissionais de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 29–37. https://doi.org/10.5902/217976929230

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)