A vivência da sexualidade por mulheres no climatério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928819

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Climatério, Sexualidade, Identidade de gênero

Resumo

Objetivo: analisar a vivência de mulheres no climatério com foco na sexualidade. Método: estudo analítico-descritivo, de natureza qualitativa, realizado com 16 mulheres com faixa etária entre 35 e 65 anos, usuárias de uma unidade básica de saúde da família. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2010 por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. A pesquisa cumpriu os requisitos para pesquisas com seres humanos, sendo aprovada pelo CEP, CAAE nº 0484.0.133.000-10. Resultados: verifica-se que a vivência da sexualidade no climatério possui influência dos padrões culturalmente construídos em torno da identidade feminina, que relegam o papel da mulher à satisfação do parceiro e à reprodução. Considerações finais: necessita-se que a enfermagem desenvolva atividades de educação em saúde, promovendo a discussão de temas relativos à sexualidade como corpo, gênero e violência, objetivando incentivar reflexões que desconstruam estereótipos de feminilidade e masculinidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Milena Pessoa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas, Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência em Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Saúde da Família, Saúde da Mulher, Gênero, Sexualidade.

Roberta Lima Golçalves, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Ciências pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (NUPESEN), com ênfase nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde das Mulheres

Elisângela Braga de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UniversidadeFederal da Paraíba. Professora do Departamento de enfermagem da Faculdade de CiênciasMédicas de Campina Grande- PB. Email: elisaaz@terra.com.br

Ana Karla Dantas Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Professora e orientadora de estágio do curso Técnico em Enfermagem pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico. Trabalhou no Hospital Geral de Fortaleza como enfermeira assistencial nos setores de Clinica Médica e de Neurocirurgia.

Carolina Araújo Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduanda do Curso deEnfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federalde Campina Grande. Aluna Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho paraSaúde da Linha de Ação Saúde da Mulher com Ênfase no Climatério.

Kamila Nóbrega de França Costa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduanda do Curso de Fisioterapia doCentro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba.Aluna Voluntária do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde da Linha deAção Saúde da Mulher com Ênfase no Climatério.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Santos, S. M. P. dos, Golçalves, R. L., Azevedo, E. B. de, Pinheiro, A. K. D., Barbosa, C. A., & Costa, K. N. de F. (2014). A vivência da sexualidade por mulheres no climatério. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 113–122. https://doi.org/10.5902/217976928819

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)