Administração em enfermagem: um olhar na perspectiva do pensamento complexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927176

Palavras-chave:

Enfermagem, Pesquisa em administração de enfermagem, Educação em enfermagem, Gerência

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976927176

Objetivo: refletir sobre a interface do Pensamento Complexo proposto por Morin na prática pedagógica do ensino da Administração em Enfermagem. Método: artigo de reflexão, os autores tomaram por base suas experiências como docentes da área de administração em enfermagem em instituições de ensino; problematizando a prática pedagógica, discutindo questões relacionadas ao cotidiano do trabalho docente, à luz do Pensamento Complexo. Resultados: sendo o gerenciamento, um subprocesso no contexto desta profissão, o grande desafio de ensinar esta disciplina é distanciá-la de uma prática dicotômica, que considera cuidado e gerenciamento, elementos estanques. Considerações finais: para provocar mudanças no gerenciamento e assistência em enfermagem com criatividade e autonomia, torna-se necessário repensar a formação, no que se refere à organização do processo ensino aprendizagem. Desta forma, é possível contribuir para a formação de indivíduos críticos e questionadores; vislumbrando multidimensionalizar para pensar, ou seja, tendo a complexidade como premissa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Caveião, Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, PR

Enfermeiro Especialista em Gestão de Saúde. Mestrando em Biotecnologia pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). Docente das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação na Saúde (PENSA/FPP).

Ana Paula Hey, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira Estomaterapeuta. Docente da Faculdade Evangélica do Paraná. Membro da SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira Emergencista. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde (GPPGPS/UFPR).

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Caveião, C., Hey, A. P., & Montezeli, J. H. (2013). Administração em enfermagem: um olhar na perspectiva do pensamento complexo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(1), 79–85. https://doi.org/10.5902/217976927176

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.