Demandas assistenciais frente à gestação e o nascimento de bebês com malformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924614

Palavras-chave:

Gravidez, Anormalidades congênitas, Assistência à saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as demandas assistenciais do binômio mãe/filho na presença de malformação durante o período gravídico-puerperal. Métodos: pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, desenvolvida junto a nove mães de bebês nascidos entre novembro de 2008 à fevereiro de 2009, no município de Maringá-PR. Os dados foram coletados em maio de 2009, por meio de entrevista semiestruturada e submetidos a análise de conteúdo. Resultados: durante a gestação, a assistência baseou-se em consultas de pré-natal, encaminhamentos e orientações. No período de hospitalização, o atendimento para algumas foi essencial, para outras houve falhas. No puerpério, identificou-se que não receberam visita de profissionais de saúde, apenas foram convidadas a ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) realizar a vacinação e acompanhamento do bebê. Considerações finais: Este estudo permitiu compreender que o binômio e família enfrentam grandes dificuldades durante todo o ciclo gravídico-puerperal, sendo necessário que a equipe de saúde busque alternativas para minimizá-las, a fim de prestar um atendimento diferenciado e humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Roecker, Instituto Federal do Paraná, Paranavaí, PR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do departamento de enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Londrina. Paraná. Brasil.

Lilian Denise Mai, Universidade Estadual de Maringá, maringá, PR

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM. Maringá. Paraná. Brasil.

 

 

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá – PR. Brasil.

Simone Cristina Baggio, Universidade Paranaense, Umuarama, PR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UNIPAR. Paranavaí. Paraná. Brasil.

Jocimara Costa Mazzola, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Maringá. Paraná. Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM. Maringá. Paraná. Brasil.

 

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Roecker, S., Mai, L. D., Baggio, S. C., Mazzola, J. C., & Marcon, S. S. (2012). Demandas assistenciais frente à gestação e o nascimento de bebês com malformação. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 252–263. https://doi.org/10.5902/217976924614

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>